» AUTORIDADES VISITAM ÁREA DESTINADA AO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Acompanhado de outras autoridades, o prefeito Newton Lima fez uma visita à área oferecida pela Prefeitura ao governo do Estado para a construção do Centro de Ressocialização (CR). O terreno está localizado próximo à região da Água Fria, fora do perímetro urbano. Com a construção do CR e início de seu funcionamento, o objetivo é desativar a atual Cadeia Pública, que recentemente foi destruída em uma rebelião.



PREFEITO ANUNCIA VALOR DA REFORMA PARCIAL DA CADEIA

Uma comitiva liderada pelo prefeito Newton Lima visitou nesta segunda, dia 4, a área oferecida pela Prefeitura ao governo do Estado para a construção do Centro de Ressocialização (CR) do município. Newton aproveitou para anunciar o valor da reforma parcial da Cadeia Pública, que pretende recuperar algumas celas, totalmente destruídas após rebelião dos detentos. Diversas autoridades acompanharam o prefeito, entre elas três técnicos da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Os técnicos João Batista Botelho da Silveira e Ricardo César Ronquin, liderados pelo engenheiro Apolo Imaguma, fizeram a primeira vistoria da área de 5 alqueires, destinada pela Prefeitura ao governo do Estado. “Essa é a área total que nós estamos disponibilizando, poderemos destinar para a construção do CR até 15% dessa área”, destacou o prefeito Newton Lima durante entrevista com a imprensa.

Também visitaram o local a coordenadora da Pastoral Carcerária da Diocese de São Carlos, Margarida Neo Roncon e o secretário, Valter José dos Santos, o padre José Luiz Ferreira, representando a Diocese de São Carlos, o vereador Rubens Antônio Valdo Ratti, representando a Câmara Municipal, o presidente do Conseg, Joel Amaro, o delegado Seccional de São Carlos, Marcos César Borges, entre outras autoridades. A área para o CR fica no final da rodovia Washington José Pêra, na região da Água Fria, atrás do antigo Matadouro Municipal e próximo ao Canil e Gatil Municipal.

O prefeito fez questão de agradecer ao secretário de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, por dar prosseguimento aos entendimentos iniciados no final do mês de junho, quando o prefeito e o secretário se reuniram em São Paulo para tratar do tema. Na ocasião, o prefeito se comprometeu a reformar parcialmente a Cadeia Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária em destinar recursos para o orçamento do próximo ano para construir o CR.

“Nosso objetivo é fechar a Cadeia Pública assim que o CR estiver pronto, pois aquela região não suporta mais uma unidade prisional”, salientou o prefeito Newton Lima, que propôs ao Estado a centralização de algumas delegacias no prédio da Cadeia Pública, logo após a entrada em funcionamento do CR. Newton Lima ressaltou ainda que o CR será o orientador das ações da Prefeitura naquela região.

“Nós podemos disponibilizar o Canil, por exemplo, para que os detentos tenham atividades, enfim a Secretaria de Administração Penitenciária é quem irá nos orientar”, observou. A área destinada ao CR responde às exigências iniciais do governo do Estado, uma vez que não está dentro do município, mas permite a instalação de infra-estrutura, como transporte coletivo urbano, para o bom funcionamento do estabelecimento.

Sobre a Cadeia Pública, o prefeito Newton Lima anunciou o valor da reforma, estimado em cerca de R$ 140 mil, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Segundo o prefeito, ainda nesta tarde, seria discutido o remanejamento do recurso para que a reforma possa ser realizada o mais breve possível. Já na manhã desta terça, dia 05, o secretário municipal de governo, Leandro Severo, anunciou que a licitação para a reforma do prédio será feita por meio de carta-convite.

(04/09/06)

(Atualizada em 05/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos