» PROGRAMA VAI APRIMORAR PLANEJAMENTO FAMILIAR PDF Imprimir E-mail


Marilda Siriani.Supervisoras e administradoras durante
reunião.
Diminuir o número de gravidez entre adolescentes, garantindo acesso aos métodos contraceptivos e planejamento familiar, e intensificar a prevenção do câncer uterino e de mama são as principais ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, para manter a qualidade do trabalho do Grupo Técnico de Saúde da Mulher na cidade. Uma reunião nesta quinta, dia 31, no auditório do SAAE, direcionada a supervisoras e administradoras regionais de saúde, avaliou e redirecionou as ações do Programa Municipal de Saúde da Mulher, que nos últimos três anos vinha priorizando o trabalho com a gestante.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as metas de redução da mortalidade infantil e materna foram atingidas na medida em que foram concentradas ações de saúde na gestante e no recém-nascido. Hoje, 90% das gestantes são inseridas no programa ainda no primeiro trimestre de gestação e também fazem o puerpério (pós-parto). Como o resultado foi positivo, houve um redirecionamento do programa iniciando uma programação do planejamento familiar, intervindo objetivamente na redução da gravidez em adolescentes, com ações educativas orientando a busca conjunta com o parceiro sexual do melhor método contraceptivo.

As ações vão priorizar também nos próximos anos a prevenção do câncer de colo uterino e de mama. Marilda Siriani de Oliveira, diretora de Atenção Básica de Saúde, ressalta que as mulheres também precisam ter consciência que a busca pelo atendimento em saúde não deve ficar restrito apenas quando surgem patologias. “Toda mulher que tem uma atividade sexual ativa deve pelo menos uma vez por ano procurar uma unidade de saúde para fazer uma consulta ginecológica, incluindo exame de mama e coleta do exame de papanicolau, entre outros procedimentos”, explicou.

Os avanços do programa de saúde da mulher na rede municipal foram significativos, de acordo com a médica gineco-obstetra Carla Andreucci Polido, membro do Grupo Técnico de Saúde da Mulher de São Carlos. “Hoje são oferecidas várias ações na unidade de saúde, como teste de gravidez, distribuição de anticoncepcional, tratamento de vulvaginite com antibiótico e creme vaginal, reposição hormonal no climatério e menopausa”, disse.

Qualquer mulher adolescente, jovem ou adulta pode cadastrar-se no Programa de Saúde da Mulher, bastando que ela procure qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. “É muito simples ser atendido. Ela deve procurar a enfermeira da unidade de saúde e dizer que quer conversar sobre um problema feminino. A profissional já está treinada para o atendimento”, completou a médica.

O secretário de Saúde Dirceu Barbano enfatiza que outro benefício importante para o programa foi o investimento de R$ 120 mil que a Prefeitura fez recentemente na aquisição de um aparelho de ultra-som bi-dimensional digital instalado no setor de ultra-sonografia do Centro Municipal de Especialidades (CEME). “O equipamento vai facilitar o fechamento de diagnóstico e o acompanhamento da gestação, fazendo os exames de ultra-som de 100% das gestantes do município. Isso qualifica o pré-natal e contribui para que se mantenha a queda da mortalidade infantil no município”, afirmou. O equipamento é utilizado também na ultra-sonografia do sistema urinário masculino para o exame preventivo de câncer de próstata.

(31/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos