» CAMPANHA VAI ORIENTAR SOBRE EXAME PREVENTIVO DA MAMA PDF Imprimir E-mail

Carlos Erbolato, mastologista.
A Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará desenvolvendo no mês de setembro uma campanha de conscientização sobre o exame preventivo anual de mama. O objetivo é informar e orientar as mulheres que o diagnóstico precoce é importantíssimo no processo de cura do câncer de mama, que pode ser o mais cruel entre os que se manifestam na mulher, pois afeta um órgão que tem enorme importância na maternidade, na estética e na vida sexual.

A campanha vai contar com material de divulgação fornecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, entre outdoors, panfletos, folders, que neste ano tem como principal divulgador da prevenção do câncer de mama o ator global Luís Fernando Guimarães. Estão programadas ainda palestras nos grupos de terceira idade, faixa etária onde a doença é mais freqüente.

No Brasil, existem 50 mil novos casos de câncer de mama por ano, sendo que 70% dos casos são avançados. Em países como Suécia e Inglaterra, os casos avançados são praticamente inexistentes porque há uma maior conscientização das mulheres para o exame preventivo do câncer de mama a partir dos 40 anos. Em São Carlos, que registra anualmente 60 novos casos de câncer de mama, metade deles é em fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

Apesar da gravidade, o câncer de mama é curável, graças aos recursos terapêuticos existentes. É importante saber que o auto-exame das mamas é o responsável pelo diagnóstico de 4 em cada 5 casos. Em São Carlos, o atendimento é feito no Ambulatório Oncológico, no Centro Municipal de Especialidades. O exame preventivo começa com os ginecologistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que podem solicitar uma mamografia, que na cidade não tem fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso seja necessário, há o encaminhamento para especialistas como o mastologista, por exemplo, no Ambulatório de Mastologia do CEME, criado em 2000, e que atende também pacientes de outras sete cidades da microrregião. Nos casos mais complexos, há ainda o encaminhamento para centro de referência que possam realizar a intervenção cirúrgica, quimioterapia ou radioterapia.

O exame das mamas deve ser feito sempre tocando e examinando os seios, procurando achar deformações ou alterações no formato das mamas, saliências ou retrações, feridas ao redor do mamilo, mudança de cor ou da espessura da pele, do mamilo ou da aréola e saída de secreções pelos mamilos (pus, sangue ou leite).

Carlos Francisco Erbolato, mastologista do CEME, ressalta que o caminho da paciente deve ser marcar o ginecologista na unidade de saúde, fazer o exame de rotina e pedir para o médico examinar a mama. Se houver alguma alteração, o ginecologista da unidade normalmente encaminha a paciente para avaliação especializada com um dos mastologistas do CEME.
Erbolato recomenda que toda mulher que está em segmento ginecológico de rotina, e vai fazer o papanicolau, deve ter as mamas examinadas uma vez por ano. A partir dos 35 anos de idade, é prudente que se faça pelo menos uma mamografia entre os 35 e os 40 anos. Já a partir dos 40 anos, ela deve ser anual.

O médico tranqüiliza as mulheres ao afirmar que “nem sempre o encaminhamento para o CEME é diagnóstico de câncer. Em 90% dos casos existem alterações nos exames de mamografia ou alterações de mama que, quando analisadas, são doenças benignas da mama”. Nos casos em que se comprovar o câncer de mama, o tratamento também é feito na cidade. Hoje São Carlos faz o tratamento completo desde a parte cirúrgica, a parte de quimioterapia até a radioterapia, que já está sendo credenciada pelo SUS.

(30/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos