» FESC RECEBE VISITA DE PROFESSOR DE UNIVERSIDADE DA ESPANHA PDF Imprimir E-mail


O médico reabilitador José Ignácio Calvo Arenillas, professor catedrático da Universidade de Salamanca na Espanha esteve na quinta, dia 24, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), acompanhado do Prof. Dr. José Rubens Rebelatto, do Departamento de Fisioterapia e coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para conhecer como o Programa de Revitalização de Adultos, idealizado por ele na Espanha em 1989, está sendo aplicado na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).

O programa tem como objetivo assistir de maneira especializada a população da terceira idade na execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde. Arenillas explicou que no início o programa foi aplicado na zona rural da Província de Salamanca devido ao grande número de pessoas idosas que viviam no local e não praticavam nenhuma atividade física. “Como foi bem aceito pela população em 1990 levamos o programa para o Centro Municipal da Terceira Idade de Salamanca e passamos a atender cerca de 100 pessoas. Com o passar do tempo, a demanda cresceu e hoje atendemos em oito bairros com a participação de mais de 500 pessoas. São Carlos é o único lugar do Brasil que desenvolveu o programa na íntegra. Fiz questão de vir a São Carlos para ver de perto as atividades desenvolvidas aqui”, finalizou.

O coordenador do programa em São Carlos, José Rubens Rebellato, explicou que juntamente com a sua equipe está fazendo a análise estatística dos dados coletados nas cinco avaliações realizadas com as pessoas que já freqüentam o projeto há um ano. “Já percebemos que houve uma melhora significativa. E, o que é mais importante, estão conseguindo manter essa melhora, pois no decorrer de um ano de trabalho elas estão com mais flexibilidade, equilíbrio, com maior força muscular, enfim melhoraram a qualidade de vida. As pessoas se sentem bem, inclusive aquelas que no início tinham características depressivas hoje já não tem mais, tanto que iniciamos esse programa com 100 participantes, depois aumentamos para 200 e agora já estamos com 326 pessoas e com uma enorme lista de espera”.

Para a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, essa parceria com a universidade é mais uma bem-sucedida e beneficia diretamente a população da terceira idade. “Estamos aproximando a comunidade de programas para melhorar a qualidade de vida, melhorar o dia-a-dia dessas pessoas. O programa do professor Rebelatto se enquadra no trabalho desenvolvido pela Fundação, que atende pessoas adultas e idosas em processos formativos extra-escolares. Praticamente todos os nossos alunos da UATI aqui do Campus 1 e agora também do Campus 2 participam do programa. Mas como o número de alunos deve aumentar, principalmente na Vila Prado, e também para atender quem já está na lista de espera, já acertamos com o professor José Rubens Rebellato a abertura de mais uma turma em 2007”.

Em São Carlos, o programa está sendo desenvolvido desde abril de 2005 na FESC e durante esse período assistiu de maneira especializada pessoas da terceira idade em relação à execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde. Foram verificadas a influência de um programa prolongado de exercícios físicos regulares e controlado sobre a densidade e a qualidade mineral óssea, a força muscular, a flexibilidade corporal, o equilíbrio e o condicionamento físico dessas pessoas. Também foi observada a influência dos programas de atividades físicas na qualidade de vida da terceira idade.

Os alunos que participaram regularmente das aulas de atividades físicas (alongamentos, ativação cardiocirculatória aeróbia, exercícios de força, atividades de coordenação, agilidade, flexibilidade e hidratação), foram submetidos a cinco testes de avaliação durante um ano de trabalho. Já os alunos que começaram a participar do projeto neste ano estão sendo submetidos aos primeiro teste de avaliação. Todos passam por exame clínico completo, aferição de pressão arterial e freqüência cardíaca, peso e altura, testes de condicionamento físico, força manual, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e equilíbrio estático e agora também é verificada a circunferência abdominal.

(28/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos