» SÃO CARLOS SEDIA ENCONTRO PARA IMPLANTAÇÃO DA RECRIAD PDF Imprimir E-mail


O II Encontro de Parceiros para Implantação de Rede Eletrônica em São Carlos, que começou na segunda, dia 21, e continua nesta terça, dia 22, no Hotel Ibis, conta com a participação de oito cidades (Araçatuba, Bebedouro, Diadema, Itapecerica da Serra, Guarujá, Mogi das Cruzes, São Carlos e Várzea Paulista). Entre os objetivos, uma reflexão sobre os resultados dos trabalhos e o desenvolvimento da visão de rede eletrônica. Esses encontros são etapas de um acordo entre os participantes para trabalhar coletivamente na construção de parâmetros para a rede eletrônica.

A Rede de Informação da Criança e do Adolescente (Recriad) é um sistema que pretende interligar todos os programas e projetos de atenção e proteção à criança e ao adolescente. A implantação da rede vai acontecer de duas maneiras: criando um site para interligar todas as informações e cadastros online e, paralelamente, criando uma rede de trabalho para garantir a unificação das ações. Uma rede que adote a tecnologia como aliada no processo de comunicação e informação em prol da criança e do adolescente.

Maria Cristina Bôa Nova, coordenadora de projetos da Fundação Telefônica, reforçou que o encontro dá continuidade ao apoio ao programa. “Há alguns anos trabalhamos com outras 11 cidades de todo o país e recentemente a Fundação convidou as 200 mais populosas cidades do Estado e ofereceu recursos para implantação da rede, 50 se inscreveram e 8 foram selecionadas, entre elas, São Carlos”, explicou Maria Cristina.

No primeiro dia do encontro, o destaque ficou para a presença de representantes de Caxias do Sul (RS), que apresentaram o processo de implantação da rede, o mais bem-sucedido do país. “O primeiro desafio da nossa rede, que é pioneira no Brasil, é estar multiplicando as nossas experiências com outros municípios e sem dúvida a maior motivação é a proteção à criança e ao adolescente”, garantiu Ana Flávia Garcês, coordenadora da Recria Livre de Caxias do Sul.

Na cidade, a intenção é integrar 56 pontos de atendimento, capacitar os profissionais que fazem parte da rede e discutir novas propostas de trabalho entre as secretarias municipais, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, creches municipais e conveniadas, projetos de complementação escolar, entidades profissionalizantes e outros órgãos. O cadastro informatizado vai permitir que todos estejam interligados, otimizando o trabalho, sem duplicar atendimento.

“Os recursos para a implantação da rede somam R$ 352.959,20, a Fundação Telefônica repassou R$ 236 mil e o restante do valor foi conseguido junto ao BNDES”, garantiu o secretário especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares Lima. Segundo Regina Helena Granja, chefe de programas da secretaria, hoje, dia 22, São Carlos estará apresentando um histórico da formação da rede social, que teve início desde a primeira gestão do prefeito Newton Lima, passando pelo NAI até a organização atual na construção da rede informatizada. O grupo se reúne novamente em setembro na cidade de Araçatuba.

(22/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos