» SÃO CARLOS CRIA ASSOCIAÇÃO DE CYBERS E LAN HOUSES PDF Imprimir E-mail



Foi lançado na sexta, dia 18, no Salão do Júri, no Fórum Criminal, o Cyber Clube, resultado de um trabalho conjunto da Vara da Infância e Juventude, dos proprietários dos estabelecimentos comerciais (cybers e lan houses) e da Prefeitura, por meio da Secretaria Especial da Infância e Juventude. O principal benefício com a criação da associação é a qualidade do atendimento: só vai pertencer ao clube quem cumprir a legislação em vigor no país.

A lei estadual 12.228 de 2006 redobrou a preocupação com este tipo de estabelecimentos e aumentou o rigor com relação à freqüência de crianças e adolescentes em cybers e lan houses, determinando inclusive que a Fundação Procon fique responsável pela fiscalização.

A coordenadora do Procon, que em São Carlos é mantido pela Prefeitura, Líllia Maria Formigoni, parabenizou os envolvidos na criação do clube e destacou a importância de se conscientizar os empresários para garantir credibilidade aos trabalhos e afirmou que o Procon tem mantido uma política de orientação para evitar a aplicação de multas.

Segundo o Juiz da Vara da Infância e Juventude, João Batista Galhardo Junior, a idéia de se criar a associação foi dos próprios proprietários. “Ficamos surpresos com o interesse deles em estarem de acordo com a lei e foi deles a sugestão. Este clube vai contribuir com os trabalhos da Vara da Infância e Juventude e também exercer a função de auto-fiscalização”, explicou.

O clube terá também um caráter social: quem pertencer à associação vai abrir espaços em horários a serem definidos para que crianças e adolescentes, encaminhados pela Vara e também pela secretaria possam ter acesso à inclusão digital. Os participantes poderão ser identificados por uma marca criada pelo clube e, de acordo com o presidente Antônio Ribeiro, a associação foi baseada no Programa Empreender, com suporte do Sebrae e da Associação Comercial de São Carlos.

“Estamos começando com cinco empresas e sete lojas participando. Esperamos uma adesão maior e até comerciantes de outras cidades da região manifestaram interesse em participar conosco, queremos cumprir a lei e desenvolver outros programas em conjunto, criando inclusive o cadastro único, para o qual já temos cerca de 20 mil nomes de usuários”, disse Antônio.

O secretário especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares de Lima, destacou o fato como educativo. “É importante demonstrar para os nossos jovens que as regras existem e que devem ser cumpridas por adultos e também por eles”, concluiu.

(21/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos