» CAMPANHA EDUCATIVA BUSCA ORIENTAR POPULAÇÃO SOBRE O SAMU PDF Imprimir E-mail

Central de regulação em testes.
Operador aciona ambulância para atendimento. A entrada em operação de uma central de comutação (gravação) de voz no dia 18 deste mês e a realização de uma campanha educativa sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Prefeitura, com exposição de ambulâncias, equipamentos e simulações de salvamento por equipes de socorristas em escolas e lugares de grande circulação de pessoas, deve contribuir para a avaliação, compreensão e melhoria dos serviços de atendimento de urgência e emergência na cidade.

Com um investimento de R$ 60 mil, recursos destinados pelo Ministério da Saúde, acaba de ser instalada no SAMU uma estação de gravação Sony, que possui oito fitas digitais acopladas a um gravador inteligente com capacidade para armazenar até seis gigabytes de áudio, recurso suficiente para 30 dias de gravações, 24 horas por dia. O equipamento possui também identificação das ligações por bina para minimizar os trotes sofridos nas solicitações de atendimento, contando ainda com dois no-breaks que garantem o funcionamento do equipamento em caso de falta de energia elétrica.

Localizado na avenida Prof. Luiz Augusto de Oliveira, o SAMU funciona 24 horas, de segunda a domingo, a partir de uma central de regulação com triagem de chamadas por meio de três links 192 que recebem a chamada do usuário. A telefonista (TARM) indica ao médico regulador, por meio de cores, o tipo de atendimento solicitado: atendimento médico com urgência leve ou grave ou transporte por ambulância.

Todas as etapas de conversação entre o médico regulador, a telefonista e a equipe da ambulância via rádio, até o final da operação de remoção do paciente, serão gravadas, para apurar eventuais falhas e aprimorar o atendimento. Todos os funcionários do SAMU farão um treinamento técnico para conhecer a operacionalização do equipamento, que tem software de identificação de toda a dinâmica de atendimento, assim que toca o telefone 192.

Para o coordenador do SAMU, Francisco Neo, “a central deve aperfeiçoar ainda mais o sistema de comunicação da equipe de socorristas, servindo inclusive como instrumento de defesa do serviço, de análise e avaliação da regulação dos atendimentos”. Depois de 40 dias de operação, Neo analisa que alguns usuários ainda têm um pouco de dificuldade para compreender como funciona o SAMU, e não tinham uma noção correta para fazer a solicitação da remoção por ambulância. “Vamos elaborar uma cartilha que será distribuída para a população, deslocando semanalmente uma viatura para os bairros, escolas e no shopping para divulgar e orientar sobre o nosso trabalho”.

O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, enfatiza que todo o aparato do SAMU possibilita a classificação do risco em que está envolvida a pessoa que faz a chamada, identificando com maior precisão quem realmente precisa da ambulância, diminuindo as remoções desnecessárias. “Nós recebemos o relato dos profissionais da Santa Casa que, em função regulação do atendimento do SAMU, já puderam sentir um impacto bastante positivo no serviço médico de urgência da instituição. O serviço vem sendo elogiado e nós gostaríamos de transferir este elogio às equipes que têm trabalhado com todo o cuidado para atender a população de nossa cidade”, afirmou.

(16/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos