» PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA FORMA A 1ª TURMA DE ALUNOS PDF Imprimir E-mail



Os alunos do projeto Escola de Fábrica, uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de São Carlos, com apoio das empresas Electrolux e Damha Urbanizadora e Construtora, receberam das mãos do prefeito Newton Lima, na quarta, dia 9, no Salesianos São Carlos, seus certificados de conclusão de curso. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Newton Lima, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, pela vereadora Silvana Donatti, que representou a Presidência da Câmara Municipal, pela diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, pelo Padre Agnaldo Soares de Lima, secretário Especial da Infância e Juventude, pela representante do Grupo Damha, Lavínia Pereira Casali, e pelo gerente da Electrolux do Brasil em São Carlos, Carlos Dib Guelf.

O curso tem por objetivo possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda, por meio da formação profissional, em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas. Dos 30 jovens selecionados para o projeto, 28 chegaram à etapa final, sendo que 14 participaram do curso de iniciação profissional em Produção Agropecuária no Damha e 14 do curso de Processamento de Termoplásticos na Electrolux.

Os cursos, com 685 horas/aula cada um, tiveram início em fevereiro e foram encerrados no final de julho. Durante todo esse período, os jovens receberam uma ajuda de custo do Ministério de R$ 150,00 por mês, além de transporte e alimentação. A coordenação do projeto ficou a cargo da Fundação Educacional São Carlos (FESC) com apoio das secretarias municipais Especial de Infância e Juventude e Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Padre Agnaldo fez a abertura da solenidade, mostrando uma apresentação no data-show com todas as etapas do projeto e atividades desenvolvidas pelos alunos em cada uma das disciplinas. Mostrou também o ensaio da peça de teatro intitulada “Parafernália”, que os alunos apresentarão na noite desta sexta, dia 11, também no Salesianos São Carlos.

Elisabeth Martucci explicou que o projeto favorece o ingresso dos jovens no mundo do trabalho e estimula a permanência dos mesmos na escola. “Parabenizo todos os jovens que hoje recebem seus certificados pela dedicação e determinação. Os cursos foram intensos, com aulas de segunda a sábado, mas tivemos somente duas desistências. Criamos uma nova logística na Fundação para atendermos todos com lanches, almoços, e também disponibilizamos nosso espaço para que todos tivessem aulas de informática, ética e cidadania e também pudessem praticar esportes e desenvolver atividades culturais. Nossa intenção é arrumar mais parceiros, mais empresas que abram as portas para que no próximo ano possamos oferecer mais vagas em novos cursos”, disse.

Carlos Dib Guelf, gerente geral da Electrolux em São Carlos, falou com entusiasmo sobre o projeto. “É com muita satisfação que acolhemos esses jovens na empresa, é uma oportunidade de construirmos a cidadania. Agradeço a iniciativa do governo federal e da Prefeitura de São Carlos por dar a oportunidade para que os jovens do nosso município tivessem acesso ao projeto. A Electrolux estará sempre aberta para iniciativas como essa, é importante que as empresas de São Carlos participem efetivamente do crescimento da cidade”, finalizou Guelf.

Para o prefeito Newton Lima, que fez a entrega dos certificados para cada um dos alunos juntamente com os representantes das empresas parceiras, o mais importante do projeto Escola de Fábrica é que ele não dá ao jovem apenas a formação profissional, mas também cidadã, a partir do momento que possibilita sua inserção no mercado de trabalho.

“O governo federal tem sido nosso parceiro em vários projetos que dão oportunidades aos jovens e é somente assim que vamos poder resolver o drama do desemprego. A educação é prioridade na nossa cidade, por isso oferecemos capacitação pela UNITrabalhador, cursos de informática pelo Programa de Inclusão Digital em vários postos e nos nossos Telecentros, criamos as Escolas do Futuro, que também oferecem aulas de computação a nossas crianças, oferecemos cursos de alfabetização para adultos, cursinhos pré-vestibular gratuitamente e vamos trazer para São Carlos a Universidade Aberta do Brasil, que vai dar oportunidade para que muitos possam fazer cursos de nível superior em pólos presenciais”, declarou o prefeito.

No encerramento da solenidade, todos os alunos receberam um livro de poesias da supervisora do projeto Escola de Fábrica junto à FESC, Rogéria Kapp Cardoso, e dos professores.

(11/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos