» SESSÃO NA CÂMARA DETALHA PROGRAMA DE RECICLAGEM PDF Imprimir E-mail


Em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal na tarde do dia 3, a Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura, expôs aos vereadores e representantes de várias entidades civis os detalhes técnicos e operacionais referentes ao Programa de Reciclagem e Destinação dos Resíduos da Construção Civil. Este trabalho foi apresentado pelo gerente industrial da empresa, engenheiro Samir Fagury.

A proposta da Prohab é evitar que os entulhos retirados das diversas construções espalhadas por toda a cidade sejam jogados clandestinamente em terrenos baldios, margens de rios ou locais periféricos, como o Cidade Aracy II. Inserido num minucioso programa de sustentabilidade ambiental e social, a primeira etapa deste projeto formalizou parcerias com mais de 20 empresas de caçamba.

Atualmente, o material chega à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e logo passa por um processo de triagem, em que apenas os resíduos provenientes de construções demolidas são lançados na Central de Britagem, que transforma toda a carcaça sólida em pedra e areia. A usina possui capacidade de produção de triagem/britagem de 160 toneladas por dia, do total de 400 toneladas de resíduos sólidos urbanos ao dia, originados de construção civil, capina, materiais orgânicos e produtos tóxicos. “Nós também estamos recebendo os resíduos sólidos dos materiais que estão sendo utilizados na construção da fábrica de medicamentos da Furp, em Américo Brasiliense”, relatou Fagury.

Em seguida, os agregados reciclados são transferidos para a Fábrica de Artefatos, que produz blocos, canaletas, pisos de concreto, etc. Estes produtos são destinados para as obras de conjuntos habitacionais e pavimentação dos loteamentos que envolvem a Prohab, sendo também implementados no calçamento de igrejas, pátios de compostagem de escolas e no muro do campus II da Fundação Educacional São Carlos (FESC). Outro aspecto positivo é a inserção de detentos da penitenciária “Dr. Antonio de Queiroz Filho”, de Itirapina, que estão cumprindo pena em regime semi-aberto, sendo que três dias de trabalho equivalem à redução de um dia da pena total.

Licença Definitiva
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) emitiu em julho deste ano a licença definitiva de operação para a usina de reciclagem, embora ela já estivesse funcionando há cerca de um ano em caráter experimental. O próximo passo é a Câmara Municipal aprovar o projeto de lei que regulamenta todo o processo de recolhimento e distribuição dos resíduos sólidos da construção civil do município, estando de acordo com as regras do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). “Os vereadores, de uma maneira geral, gostaram bastante do alcance deste programa e devem votar esta lei durante a sessão ordinária do dia 22”, prevê o chefe de gabinete da Prohab, Adilson De Vitta.

(07/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos