» SAMU É APROVADO PELA POPULAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Serviço completa 30 dias de funcionamento.

Equipe de socorristas.Ambulância.
POPULAÇÃO APROVA ATENDIMENTO DO SAMU

Com pouco mais de 30 dias de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe em média 60 chamadas por dia, confirmou uma expectativa e um reconhecimento: uma melhora significativa no atendimento de urgência e emergência em São Carlos, que antes era feito por ordem de chamada e não pela gravidade do caso, e o reconhecimento da capacidade técnica do sistema. Quem já utilizou o serviço pode entender a função do SAMU e reconhece que a equipe de socorristas tem demonstrado segurança, eficiência e prestado um serviço especializado e de altíssima qualidade a população.

As pessoas que presenciam ou já receberam o atendimento do SAMU, quer em domicílio ou em vias públicas, têm elogiado a atuação dos profissionais. Valter Chabaribéri, morador do bairro Jockey Clube, sofreu um derrame cerebral e a família acionou o SAMU. Hoje, recuperado, ele diz que “o SAMU me atendeu rapidamente e ajudou a salvar minha vida”. Já Teresa Villas Boas da Rosa, com o neto de um ano e meio no colo, sofreu uma queda quando descia as escadarias do ônibus e relembra a importância do trabalho do SAMU. “A equipe do SAMU foi muito atenciosa, fez curativo na criança e me imobilizou até o atendimento na Santa Casa. Eu aprovo o atendimento, que não demorou nada para nos socorrer”, contou.

Aos poucos, a população também começa a perceber a diferença no atendimento de saúde: básico (consultas nas unidades de saúde), especialidades (CEME) e urgência e emergência, SAMU, bombeiros, polícia. Os benefícios não param por aí. A regulação do atendimento feita por meio das chamadas para o telefone 192 também está apresentando resultado positivo: uma redução de 10% nos quilômetros por dia rodados pelas ambulâncias utilizadas no serviço de remoções dos pacientes, já que em muitos casos corriqueiros não há a necessidade de deslocamento do veículo, sendo suficiente a orientação médica. Houve ainda uma redução de 50% no tempo/resposta para a chegada da ambulância ao local solicitado para atendimento de urgência.

Atendimento
A triagem dos atendimentos é feita pelo médico regulador, que avalia o tipo de atendimento solicitado: atendimento médico com urgência leve ou grave ou transporte por ambulância. Em muitos casos, conversa com o solicitante e orienta o procedimento a ser adotado, inclusive comunicando o operador da frota para deslocar a viatura mais próxima do local de atendimento.

Quando há a necessidade de remoção de paciente, em casos mais graves como ocorrências envolvendo problemas cardiorespiratórios, acidentes com vítima, traumatismos, mal súbito, entre outros, as viaturas (12 Unidades de Suporte Básico e 2 Unidades de Suporte Avançado) equipadas com rádios comunicadores, interligadas e setorizadas em pontos estratégicos da cidade – nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos e do bairro Cidade Aracy, no SAMU e na Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Eudóxia (24 horas), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Felícia, Vila São José, Vila Izabel, Redenção e no distrito de Água Vermelha (12 horas) –, são acionadas e num tempo médio de 4 minutos chegam ao local da ocorrência.

O coordenador médico do SAMU, Daniel Luis Luporine, explica que a população vai se acostumar gradativamente com o serviço e entender toda a logística de atendimento, com regulação médica. “As demandas aumentam principalmente no chamado horário de rush, quando há um número maior de pessoas circulando e com maior probabilidade de registro de ocorrências. Pela triagem das chamadas, priorizamos os atendimentos de urgência e além da agilização no processo de atendimento há o encaminhamento direto do paciente ao local adequado”, disse.

O atendimento é feito de maneira integrada entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Nos casos onde houver a necessidade de desencarceramento (retirada das ferragens), o trabalho será feito pelo Corpo de Bombeiros e a remoção pelo SAMU. Nas rodovias o atendimento é de responsabilidade das concessionárias. A atuação do SAMU nas estradas municipais será feita até o limite geográfico de cada município.

Para a implantação do SAMU, o Ministério da Saúde investiu em São Carlos R$ 1,85 milhão. Desse total, R$ 1 milhão foi investimento e R$ 850 serão utilizados na manutenção do serviço. A Prefeitura também contratou 14 médicos, 5 enfermeiras, 14 auxiliares de enfermagem, 6 telefonistas auxiliares de regulação médica, 2 operadores de rádio e 9 motoristas.



(07/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos