» CURSO CRIA NOVO SEGMENTO DE MERCADO E TRABALHO PDF Imprimir E-mail



Depois de despertar o interesse de 100 pessoas, o curso de Assentador de Revestimento Cerâmico, que está sendo ministrado desde o dia 24 de julho, pretende criar um novo segmento de mercado na área de construção civil, gerando novos empregos, proporcionando aumento de renda e um impacto positivo na economia global da cidade.

Ministrado no campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), a carga horária total é de 40 horas, distribuídas em 10 horas de base teórica e 30 horas de conhecimentos práticos. “A proposta deste projeto educacional é estimular o interesse de pessoas que trabalham com serviços de construção, que estes prosperem em seus negócios e impulsionem o comércio a vender mais”, analisa Eduardo Cotrim, diretor-geral da Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura.

Criado e administrado pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), o programa “Construindo e Reconstruindo” envolve a participação da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), do Sindicato da Construção Civil, da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de São Carlos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), da Caixa Econômica Federal (CEF) e de vários órgãos da Prefeitura, entre eles Prohab, FESC e Banco do Povo.

Para ilustrar as aulas práticas, a indústria de argamassa fornece as placas de revestimento; a indústria de ferramentas Bosch, as ferramentas de corte, elétricas (serra mármore e removedor de rejunte, furadeira de impacto, rompedores, martelo, e instrumentos a laser); e a Irwin Industrial – Ferramentas do Brasil, ferramentas mecânicas para marcar e cortar as placas cerâmicas, brocas, discos de corte e a novidade do mercado, que são os equipamentos modernos a laser, como trena, prumo e nível.

A 77 Seg – Trabalho com Segurança demonstrará os equipamentos de segurança pessoal, como luvas, calçados, capacetes, máscara anti-pó (silicose), óculos de proteção, protetor auricular (anti-ruído) e outros. “É muito importante destacar o apoio que recebemos da Prefeitura de São Carlos, onde percebemos a preocupação do prefeito Newton Lima em aumentar as oportunidades de emprego e propor uma melhor distribuição de renda”, comentou o relações-institucionais da Aspacer, Djalma Walter, durante a aula inaugural.

Coordenado pelo Senai, o planejamento pedagógico ensina noções teóricas de cerâmica, argamassa, rejunte, ferramentais elétricos e mecânicos, utilizando equipamentos de última geração a laser. As aulas práticas ensinarão o correto assentamento das placas, cortes simples e especiais com mesa de corte ou máquina elétrica (serra mármore), alinhamento, nivelamento, procedimento de uso e preparação de placas cerâmicas da linha vermelha (via seca) e atomizada, massa branca (via úmida) antes de seu assentamento, tempo de cura, rejuntamento e o acabamento final através da limpeza das placas.

A Aspacer disponibiliza uma verba mensal para custear os instrutores que serão treinados e administrados pelo Senai. Os formandos serão automaticamente cadastrados pela Acomac, com o intuito de as lojas venderem os revestimentos cerâmicos e indicarem os profissionais inseridos nesta lista para o assentamento. “O aluno também terá uma noção geral de como abrir uma firma de prestação de serviços, reforçando a importância de registrar uma empresa na legalidade, evitando assim, a ação de inescrupulosos que cobram altas taxas para fornecerem notas fiscais”, observa Cotrim.

(02/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos