» UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA TERÃO GABINETES ODONTOLÓGICOS PDF Imprimir E-mail



Nos próximos 15 dias, oito Unidades de Saúde da Família (USF) estarão recebendo gabinetes odontológicos para o atendimento gratuito das pessoas cadastradas no Programa de Saúde da Família. Isso só será possível porque a Prefeitura reivindicou os gabinetes e eles estão sendo enviados à cidade pelo Ministério da Saúde. A meta é que se tenha um gabinete odontológico, com uma equipe de saúde bucal composta por dentista e auxiliar de consultório odontológico, em cada USF.

Como já ocorre na USF do Jardim Gonzaga, será oferecido um tratamento clínico com restauração dos dentes, raspagem de tártaro superficial e cirurgias comuns como extração de dente raiz, por exemplo. Os casos que envolvem tratamento de especialidades, como endodontia (canal) e periodontia (gengiva), e cirurgias mais complexas, como extração de dentes inclusos e prótese móvel, serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que em breve entrará em funcionamento na rua Santa Cruz, ao lado da Farmácia Popular.

A USF do Jardim Gonzaga acaba de fazer um levantamento para tratamento dentário de 20 famílias carentes do bairro, por critério de dor e aparência dentária. O serviço também já é oferecido nas USFs dos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Marilda Siriani de Oliveira, diretora de Atenção Básica de Saúde, explica que o tratamento bucal se estenderá a toda a família e não a apenas uma pessoa. “A lógica do trabalho será feita com intervenção familiar, mapeando as famílias com maior risco. A cobertura do tratamento vai abranger desde as crianças até o trabalhador, bastando a família estar cadastrada no Programa de Saúde da Família”.

Demanda de atendimento
A demanda pelo atendimento foi identificada pela Secretaria Municipal de Saúde em junho, durante um levantamento para saber quais USFs já ofereciam o serviço. Os gabinetes odontológicos visam dar mais segurança, qualidade e conforto tanto aos pacientes quanto aos profissionais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, algumas unidades já têm um trabalho bastante sólido na área de odontologia. “Elas têm dentistas com condições de assumir a jornada de 40 horas. Quando definimos isso, nós encaminhamos uma solicitação destes consultórios ao Ministério da Saúde e recebemos a confirmação de que eles serão cedidos para São Carlos”.

Os dentistas terão uma carga de trabalho de 40 horas semanais, com levantamento dos problemas de saúde bucal, tratamento das necessidades e trabalho de prevenção no atendimento da população. Barbano ressalta ainda que a saúde bucal sempre foi uma preocupação do governo federal, que tem priorizado o tratamento dentário dos brasileiros para que eles possam comer melhor e também terem um sorriso mais saudável. “Por conta disso, há várias linhas de financiamento no Ministério da Saúde para a obtenção de equipamentos para a área de saúde bucal e nós fomos buscar para oferecer à população de São Carlos”.

Cidade Aracy
Realizado pela Prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, o projeto “Educação Integral em Saúde Bucal nas Escolas Infantis” tem por objetivo trabalhar com concepção de vigilância em saúde, dentro dos princípios de territorialidade e integralidade, a prevenção e recuperação da saúde bucal de crianças de zero a 12 anos na região do Cidade Aracy.

O projeto está sendo desenvolvido junto a creches, EMEIs e EMEBs da região do Cidade Aracy, uma vez que o bairro foi estrategicamente escolhido devido a sua localização geográfica e nível socioeconômico e cultural. A metodologia de trabalho consistiu em introduzir um dentista quinzenalmente nas escolas para promover a integração entre saúde e educação, levantar por mapeamento o número de crianças com dentes cariados, realizar oficinas teóricas práticas com os professores, diretores e pais a fim de conscientizar, capacitar e ampliar os conhecimentos sobre a saúde bucal e as conseqüências que a falta de cuidados pode acarretar.

São desenvolvidas também atividades com material didático e de caráter lúdico educativo como gincanas, jogos, teatros e dramatizações, além do fornecimento de escova e creme dental para os alunos e flúor para as creches. Foi organizado ainda um grupo gestor composto por profissionais da Secretaria de Educação (coordenador da pré-escola, ensino fundamental e creches) e da Secretaria de Saúde (administradores regionais e serviço de prevenção em saúde bucal) para discutir e propor um Plano de Ação e Prevenção em Saúde para todos os outros escolares do município.

Hoje o bairro Cidade Aracy tem duas equipes do PSF e mais duas em formação. A coordenadora bucal do programa, Adriana Leandra Pianca, ressalta que os resultados são animadores. “Ele resgatou a saúde destas crianças, que sequer conseguiam comer por problemas dentários, e o programa só obteve os resultados esperados na redução das cáries porque foi desenvolvido por um esforço conjunto com a comunidade e interação com os professores e pais dos alunos”.

No início do trabalho, em 2002, 75% das crianças tinham cárie. Com a implantação do programa, o índice passou para 20%, obtendo, portanto uma redução de 55% nas cáries. O resultado é fruto de um levantamento de dados e realização preventiva do diagnóstico, desencadeando as ações curativas. O mapeamento é feito junto às escolas e o tratamento, uma vez identificado à demanda, se dá por meio de estratégias especiais como mutirão e consultas com utilização de um gabinete móvel e outro fixo instalado na EMEB “Afonso Fioca Vitali” (Caic).

O projeto de saúde do bairro já despertou atenção de outros municípios. Ele foi apresentado ainda no primeiro semestre deste ano, na cidade de Peruíbe, no litoral santista, durante o 8º Encontro Paulista de Administradores e Técnicos e 7º Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva.

(01/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos