» PREFEITURA VAI INTENSIFICAR DIVULGAÇÃO DA MENINGOCOCCEMIA PDF Imprimir E-mail

Encontro na Secretária de Saúde.
Márcia Teixeira. Nesta quarta, dia 26, o prefeito Newton Lima determinou ao secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, que adote providências para intensificar a campanha de divulgação da meningococcemia nas unidades de saúde, escolas e outros locais. A determinação ocorreu após o recebimento na segunda, dia 24, de uma carta endereçada ao prefeito pela senhora Márcia Iasorli Mendes Teixeira. Nela, Márcia solicitou a intensificação na orientação aos pais e maior divulgação sobre os sintomas e causas da meningococcemia, que levou a óbito sua filha de 9 anos, no último dia 9.

Vale ressaltar que a Vigilância Epidemiológica foi acionada ainda no dia 9, logo após a confirmação do óbito por meningococcemia fulminante, e promoveu um bloqueio medicamentoso nas pessoas que tiveram contato próximo com a vítima. Na tarde do dia 10, o procedimento também foi feito com os 30 alunos da escola Carmine Botta, no bairro Redenção, onde estudava a criança. Para os adultos, foram distribuídos comprimidos do antibiótico Rifamcina e para as crianças, o mesmo remédio em forma líquida. “A intenção não foi a de imunizar, mas sim romper o ciclo de transmissão da doença”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edél Zóia.

Nesta manhã, Márcia Teixeira, convidada por Barbano, esteve na Secretaria de Saúde e se reuniu com o secretário, a diretora de atenção básica, Marilda Siriani de Oliveira, e Edél Zóia. A mãe recebeu do secretário a resposta à carta enviada ao prefeito. “O prefeito ouviu o meu grito de socorro e agora serei voluntária num trabalho de conscientização diferenciado das pessoas nas comunidades, nas igrejas e nos locais onde houver uma concentração maior de pessoas. A dor de perder um filho é muito grande não nos conforma, mas a gente se conforta e nos ajuda a compreender melhor esta tarefa”, disse.

Barbano afirmou que o encontro com a munícipe se deu para que a Prefeitura se solidarizasse com a família. “Por determinação do prefeito entregamos uma resposta ao pleito da mãe e discutimos sugestões e decisões sobre a intensificação da informação em relação à doença”, explicou. O secretário enfatizou ainda que a Secretaria de Saúde produzirá um informe técnico divulgando as causas e sintomas da meningite com meningococcemia nas unidades de Saúde, reforçando a capacitação dos profissionais sobre os cuidados com essa e outras doenças agudas. Também será enviado o material informativo para a sociedade médica, com objetivo de orientar tanto os médicos da rede pública quanto da privada.

A doença
A meningococcemia é uma disseminação de bactérias na circulação sanguínea. A bactéria pode se manifestar de várias formas no organismo, como uma meningite, por exemplo. A forma mais grave é a meningococcemia, que pode provocar óbito em poucas horas. Os sintomas são dores de cabeça, febre alta e vômito, mas com uma característica diferente, a apresentação de manchas avermelhadas na pele. A doença é transmitida pelo contato direto entre as pessoas por meio da disseminação de gotículas de saliva e a infecção é mais comum no inverno e no início da primavera, principalmente em crianças menores de 5 anos.

- Resposta da Secretaria Municipal de Saúde à Carta da munícipe Márcia Iasorli Mendes Teixeira:
Em resposta ao documento intitulado “A CARTA”, encaminhada pela Srª. Márcia Iasorli Mendes Teixeira, ao Exmo. Sr. Profº Newton Lima Neto e à imprensa de São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde tem as seguintes considerações:
1. Não há como não compartilhar a emoção e a dor pela perda, cabendo lamentar a evolução do caso que culminou com o óbito da pequena Natália Teixeira de Oliveira.
2. Longe de se buscar justificativas para fato tão dramático, é importante registrar que a meningite com meningococcemia apresenta quadro clínico grave com elevada letalidade, evoluindo para óbito na grande maioria dos casos. O tratamento, ainda que realizado a tempo, não evita a ocorrência de graves seqüelas;
3. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, mantém estratégias permanentes de vigilância sobre a ocorrência de casos, visando garantir aos comunicantes de pessoa infectada o devido tratamento profilático e as orientações sobre a doença e sua forma de transmissão.
4. Nesse caso, foi realizada reunião na escola freqüentada pela Natália, da qual participaram pais e professores. Na ocasião, foram dadas as orientações sobre o tratamento profilático aplicado à cerca de 40 crianças;
5. O diagnóstico da doença é uma atribuição dos profissionais médicos que atenderam a criança. Nos serviços de pronto-socorro e de pronto atendimento, estão disponíveis inúmeros Manuais e Informes Técnicos sobre várias doenças, incluindo meningites. Esse material é distribuído no sentido de capacitar os profissionais para a abordagem e manejo dos agravos mais freqüentes e importantes.
6. Informamos ainda que, embora a meningite com meningococcemia seja um agravo à saúde amplamente conhecido, por não ser raro, é importante a sugestão apresentada pela Sra. Márcia no sentido de reforçar a orientação aos profissionais de saúde, principalmente aos médicos que atuam no atendimento de urgência e emergência, e para a população em geral. Nesse sentido a Prefeitura já determinou à Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um novo informe técnico sobre a meningite com meningococcemia a ser amplamente divulgado e discutido nos serviços públicos municipais, conveniados e junto à sociedade médica de São Carlos.
7. Mais uma vez, em nome do Exmo. Sr. Prefeito Newton Lima Neto renova-se à família da Natália nossas mais profundas condolências.

Dirceu Brás Barbano
Secretário Municipal de Saúde

(26/07/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos