» CURSO DO MEC ENCERRA-SE NESTA SEXTA PDF Imprimir E-mail



O II Curso de Formação para Gestores e Educadores, uma ação do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, realizado pela Prefeitura de São Carlos, termina nesta sexta, dia 21. “Acredito que a maior importância de um trabalho como este é a sensibilização, e eu que participei também no ano passado posso garantir que o conteúdo de 2006 está ainda melhor”, garantiu a professora Edna Mara Alexandre Boschini, da EMEI do Santa Felícia.

O Programa Nacional de Educação Inclusiva é desenvolvido em todos os Estados e no Distrito Federal e tem 106 municípios-pólo que atuam como multiplicadores para cidades de sua área de abrangência. Vale lembrar que a Prefeitura de São Carlos foi convidada a ser município-pólo do programa no início de 2005 pelo MEC e em julho do ano passado realizou o I Curso de Formação para Gestores e Educadores.

Durante a semana, foram realizadas diversas palestras, mesas-redondas e oito oficinas. “Com certeza, em relação ao ano anterior, nós avançamos em vários pontos. As oficinas foram muito procuradas, com a possibilidade de discutir e conhecer a prática, e todos sentiram um maior aproveitamento. Outro fator importante foi a ampliação dos temas discutidos, tratamos a educação inclusiva de uma maneira mais abrangente, incluímos a situação de risco e as relações étnico-raciais e esperamos, já a partir de agosto, colocar em prática alguns projetos no município”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari.

Juliano Silva, funcionário do Grupo São Martinho, de Pradópolis, participou do curso para conhecer as determinações e orientações do MEC. Segundo ele, a empresa quer acompanhar as mudanças que estão acontecendo em nível nacional, envolvendo diretamente a educação. Hoje são 90 pessoas portadoras de alguma deficiência trabalhando no grupo e a tendência é que esse número aumente ainda mais. A supervisora de ensino da cidade de Barra Bonita, Dinalva Pavani, reforçou a importância do conteúdo do curso. “Estamos acertando as diretrizes, a municipalização ainda é uma coisa nova para a cidade e a possibilidade de receber todos esses conhecimentos aqui em São Carlos veio a calhar com a nossa necessidade”.

A assessora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Patricia Karst Caminha, garantiu que depois do primeiro curso o processo cresceu, não só em São Carlos, mas também com a maior participação de outros municípios. “A inclusão não é uma simples palavra, mas sim um conceito, e o professor Newton, nos dois mandatos, assim como o governo federal, estão voltados para essa temática e tratam o assunto como ponto de honra e meta verdadeira”, disse.

(21/07/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos