» CONVÊNIO BUSCA A APLICAÇÃO DE PESQUISAS NA SAÚDE PÚBLICA PDF Imprimir E-mail


Representantes de secretarias e
universidades.Moisés Goldbraum e Emerson Leal.Dirceu Barbano e Sérgio Mascarenhas.
Depois de conhecer várias linhas de pesquisa, tecnologias e projetos de inovação relacionados com a área de saúde, em desenvolvimento nos campi da USP São Carlos e da UFSCar, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Moisés Goldbraum, anunciou na sexta, dia 14, durante um encontro ocorrido no campus 1 da USP, que o governo federal dará apoio logístico ao inventário da Mostra de Ciência e Tecnologia em Saúde de São Carlos, que deverá acontecer em outubro deste ano, e à projeção da construção na cidade do Centro Interdisciplinar de Pesquisa, Inovação tecnológica e Assistência em Saúde.

Estiveram presentes ao encontro o secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, representando o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Emerson Leal, o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, o diretor do Instituto de Física da USP, Roberto Mendonça Faria, além de professores e pesquisadores.

O objetivo do encontro foi integrar a pesquisa dentro de políticas públicas no município voltadas para a área de saúde. Alguns projetos, tanto da USP quanto da UFSCar, podem ser transferidos para o Hospital-Escola e outras unidades de saúde em benefício da cidade e da região. “A idéia é desenhar um convênio entre o Instituto de Física, a Prefeitura de São Carlos e o Ministério da Saúde. Nós estamos estudando a viabilidade disso e este é o nosso objetivo maior”, enfatiza Mendonça Faria.

Moisés Goldbraum elogiou a diversificação das linhas de pesquisa das universidades e explicou que além de tomar conhecimento das ações desenvolvidas pelas instituições, um dos papéis da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, é exatamente facilitar a incorporação do conhecimento no sistema de saúde. “A secretaria estará, dentro de suas possibilidades, apoiando as ações tecnológicas de São Carlos até pelo fato de ser importante a divulgação do conhecimento do evento, que tem interesse de caráter loco-regional, mas certamente também com projeção nacional”, disse.

O vice-prefeito Emerson Leal ressaltou que “essa parceria que o Governo Participativo de São Carlos vem desenvolvendo junto com as universidades vai beneficiar a população com tecnologia em saúde. Para que possamos atingir o objetivo de construir o nosso Centro Interdisciplinar de Pesquisa é importante que venham para a cidade representantes do Ministério da Saúde e possam conhecer qual é a potencialidade que já se desenvolveu em termos de equipamentos que podem ser aplicados na área de saúde. Com isso e o apoio do prefeito Newton Lima é nossa intenção conseguir financiamentos para a implementação destas ações”.

Barbano lembra que São Carlos é um pólo de conhecimento e existem várias tecnologias que podem e devem ser colocadas em prática. Segundo ele, o encontro é um movimento de olhar para o futuro, já que o curso de Medicina da UFSCar vai permitir o avanço nessa direção com o Hospital-Escola absorvendo esta tecnologia e fazendo com que aquelas que têm uma prática efetiva sejam produzidas em escala industrial. “São Carlos será referência na política de olhar mais no âmbito municipal aquilo que pode ser feito na articulação institucional de soluções para os problemas de saúde”.

Ele explica que o próximo passo será realizar um inventário dos projetos de pesquisa, com levantamento de local e aplicabilidade. O fechamento das ações seria concretizado com a construção de um centro que possa reunir as tecnologias e esses projetos, tratando tanto do desenvolvimento da tecnologia quanto da assistência a partir dos que já estão desenvolvidos, e também o aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente por conta da implantação do Parque Tecnológico em São Carlos.

Para o reitor da UFSCar, “quando nós falamos em tecnologia não falamos só na científica, mas também tecnologia social. O que as duas instituições mostraram ao secretário permite uma visão de futuro: a possibilidade do próprio ministério catalisar no município o esforço feito pelas universidades para disponibilização de tecnologias para a sociedade muito mais do que já fazemos”, finaliza Duarte.

O pesquisador Sérgio Mascarenhas sugeriu que o palm top passe a ser utilizado pelos agentes de saúde para realização de estatísticas de atendimento com ciência na prática e a fabricação do que chama de equipamentos genéricos: termômetro, medidor de pressão, inaladores ou umificadores de ambiente a custo popular. “Essa seria uma contribuição social importante”, diz Mascarenhas.

No período da tarde, o encontro foi encerrado com uma visita às unidades da USP São Carlos (Santa Casa, RNM, Laboratório de Ressonância, Espectroscopia, Fotônica e Novos Fármacos) e às unidades da UFSCar (Unidade Saúde-Escola, Departamento de Engenharia de Materiais e Laboratórios de Fisioterapia).

Projetos USP
- Física Médica e Instrumentação na Saúde – Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas
- Projeto TORM de Imagens por Ressonância Nuclear Magnética – Prof. Dr. Alberto Tannús
- Projeto de Câmera Termográfica – Prof. Dr. Luiz Antônio de O. Nunes
- Aplicações da Fotônica em Saúde – Prof. Dr. Vanderlei Bagnato
- Desenvolvimento de novos Fármacos – Prof. Dr. Glaucius Oliva

Projetos UFSCar
- Cuidados para Idosos com Alterações Cognitivas – Profa. Dra. Sofia Pavarini
- Curso de Medicina – Prof. Dr. Arthur Forghieri Pereira
- Tecnologias de Terapia da Mão – Profa. Dra. Iracema Ferrigno
- Projeto Fisioterapia Cardiovascular – Profa. Dra. Aparecida Maria Catai
- Projeto de Materiais para Implantes Ortopédicos – Prof. Dr. Nelson Alcântara

(17/07/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos