» PREFEITURA PROPÕE PARCERIA PARA SOLUÇÃO DA CADEIA PÚBLICA
» PREFEITURA PROPÕE PARCERIA PARA SOLUÇÃO DA CADEIA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima concedeu entrevista coletiva no final da tarde de quarta, dia 28, para relatar os resultados do encontro com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, ocorrido na manhã de quarta, em São Paulo. O secretário de Administração Penitenciária adiantou que será muito difícil construir o Centro de Ressocialização (CR) esse ano em São Carlos, mas que irá encaminhar o assunto junto ao governador para que seja incluído no orçamento do próximo ano.

Segundo o prefeito, São Carlos se comprometeu a colaborar com o governo do Estado para resolver o problema da Cadeia Pública, que foi totalmente destruída pelos detentos. “Nós também reiteramos ao secretário a solicitação do município para a construção do CR”, destacou Newton Lima. Segundo o prefeito, será possível remanejar recursos do orçamento municipal para uma reforma parcial da cadeia, que deve abrigar um número mínimo de presos até a transferência total dos detentos e sua desativação.

Para o prefeito, um dos pontos positivos do encontro foi o compromisso do secretário de Administração Penitenciária em colaborar para o fechamento da cadeia. “Nós propusemos o fechamento da cadeia, ao invés de o Estado destinar recursos para reformá-la, com o compromisso de termos o CR senão esse ano, pelo menos no próximo ano”, salientou. Uma das idéias que surgiram para a utilização do prédio onde hoje está a Cadeia Pública seria a centralização de diversas forças da Segurança Pública, como a instalação das Delegacias de Polícia e da Delegacia da Mulher. “Isso vai otimizar recursos e melhorar as condições para a nossa polícia”, ressaltou.

No encontro com o secretário de Administração Penitenciária, também foi relatado o papel de São Carlos na recuperação de menores infratores, com a experiência do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). “Falamos ao secretário da vocação de São Carlos para a reeducação, experiência que queremos aplicar com os adultos infratores por meio do CR”, explicou Newton Lima.

O prefeito aproveitou ainda para esclarecer que o tamanho da área a ser doada para a construção do CR não é de cinco alqueires, mas que nessa área o Estado poderá escolher a mais adequada. “Também não houve demora na disponibilização da área. Assim que o ex-secretário Nagashi Furukawa se comprometeu a construir o CR, nós escolhemos a área e apresentamos a ele”, salientou.

(29/06/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos