» TÉCNICOS VISITAM AS OBRAS DO PROGRAMA HABITAR BRASIL/BID NO JARDIM GONZAGA PDF Imprimir E-mail



Na sexta, dia 23, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, ao lado da secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes do Santos, do presidente da Prohab, Eduardo Cotrim, das equipes técnicas da Unidade Executora Municipal (UEM) e da Caixa Econômica Federal de Piracicaba, acompanhou os representantes do Ministério das Cidades, Cleir Freire e Valdenira Aparecida Lameira, na visita técnica às obras do Programa Habitar Brasil/BID, no Jardim Gonzaga.

No total, 18 pessoas participaram da visita ao programa, que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda residentes em moradias precárias em áreas de risco ou de preservação ambiental. Os representantes do Ministério das Cidades viram de perto as principais intervenções feitas pelo programa Habitar Brasil/BID no Jardim Gonzaga. Entre elas, a construção de casas populares, obras de infra-estrutura como drenagem, esgoto, contenção de encostas, reflorestamento, paisagismo e as instalações da Estação Comunitária (ECO), que reúne equipamentos de saúde, esporte, cultura, lazer e atividades comunitárias, como quadra poliesportiva, Unidade de Saúde da Família e Centro Comunitário.

“O Ministério das Cidades tem acompanhado o projeto desde o início, monitorando mensalmente, por meio de relatórios, toda a execução do projeto. Assim podemos ter um controle total de tudo que foi feito aqui. No entanto, a impressão que tivemos com tudo o que vimos aqui no Jardim Gonzaga não podia ser melhor. O projeto está em fase de conclusão e essa visita nos permite discutir e solucionar problemas que por ventura venham a existir”, adiantou o responsável ambiental do Programa Habitar Brasil/BID, Cleir Freire.

“Sem dúvida, um ponto muito forte deste programa foi a retirada das famílias que viviam em áreas de risco e sua recolocação em um ambiente que atende suas necessidades. Temos ainda alguns caminhos a percorrer no que diz respeito à educação ambiental que precisa ser reforçada, mas gostei do que vi”, destacou Valdenira Aparecida Lameira, assistente social do Habitar Brasil/BID e responsável pela supervisão social do programa.

Para a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes do Santos, hoje o Jardim Gonzaga faz jus ao nome. “A recuperação e a reurbanização desse bairro, antes chamado de favela, são muito importantes para a auto-estima das pessoas que moram aqui. Quem não conhece o novo Jardim Gonzaga precisa conhecer e quem o conheceu no passado deve voltar para ver tudo o que fizemos, com o apoio do BID e da Caixa Econômica Federal”, disse Rosilene.

“Essas avaliações do Ministério das Cidades, por meio das visitas técnicas, são extremamente importantes para que possamos traçar diretrizes e assim, no prazo de um ano, quando concluirmos todas as ações patrocinadas pelo programa, as mesmas sejam definitivamente incorporadas nas práticas sociais do município, por meio de suas respectivas secretarias. É, sem dúvida, mais um grande passo do governo Newton Lima no combate à desigualdade social”, explicou Martucci.

No Programa Habitar Brasil/BID, foram investidos mais de 9,2 milhões de reais com recursos do Orçamento Geral da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do município. O programa, que foi reestruturado e começou a ser posto em prática em 2001, na primeira gestão do prefeito Newton Lima, também envolve ações integradas de trabalho social e comunitário, cursos profissionalizantes, geração de trabalho e renda. Após a conclusão das obras, o Habitar Brasil/BID terá beneficiado 500 famílias diretamente e cerca de cinco mil pessoas indiretamente.

(26/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos