» VOLUNTÁRIOS E VETERINÁRIOS VISITAM CANIL E GATIL MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail



Nesta semana, um grupo de voluntários e veterinários que trabalham na UIPA e na Arca de São Francisco estiveram conhecendo as instalações do Canil e Gatil municipal. Romeu Casale Filho, médico veterinário aposentado, elogiou o atendimento oferecido no local. “O que eu vi hoje aqui em São Carlos me surpreendeu, me emocionei porque eu, minha esposa (que já faleceu), a Laíde e um grupo de amigos começamos com tudo aqui no fim dos anos 80 e ver o trabalho extremamente profissional que hoje é feito me deixa muito feliz. Esse canil e gatil é um orgulho pra cidade, e posso dizer que modelo não só para o estado, mas também em nível nacional. O prefeito Newton Lima está de parabéns pelo investimento e pelos profissionais que atuam aqui”, afirmou Romeu.

Hoje, o Canil está com cerca de 200 cachorros e o gatil, com aproximadamente 150 animais, números que têm se mantido graças ao trabalho de conscientização feito com a população e também ao incentivo à castração. Todos os animais oferecidos para doação no Canil são esterilizados e chipados (identificados eletronicamente). A diretora do departamento de Proteção Animal, Renata Grotta D’Agostino, explica que um animal castrado vive mais e assim é possível reduzir o número de abandonados pelas ruas. “De 2001 pra cá houve um aumento de 200% na perspectiva de vida dos animais. O número de cachorras castradas aumentou de 5 para 14,5% e quase metade da população de gatas vacinadas da cidade está esterilizada”, comentou Renata.

A previsão de três etapas para as obras de reforma e ampliação do Canil vem sendo cumprida. Já foi concretizada a 1ª parte com a construção de 8 baias, com capacidade para 15 animais cada uma. O espaço já existia, mas eram casas de alvenaria e agora os cachorros estão melhor acomodados. Em uma próxima etapa, a cozinha será reformada para abrigar o atendimento dos animais e uma nova área está sendo criada para os cães que estiverem à espera de adoção. A intenção é concluir os trabalhos até o fim deste ano.

No local funciona também um ambulatório veterinário que oferece um atendimento emergencial. Diariamente são distribuídas 10 senhas e, preferencialmente, são atendidas pessoas de baixa renda que não podem pagar atendimento em clínicas.
No canil, é feita a castração gratuita para os donos de animais de baixa renda. Os mutirões são outro reforço na luta pela castração e redução da população dos cães e gatos na cidade. Atualmente, estão sendo atendidas as famílias do bairro Cidade Aracy. Os interessados podem procurar as unidades básicas de saúde ou os correios no bairro. Existe também o projeto Castração a Baixo Custo, desenvolvido em 17 clínicas veterinárias da cidade, que proporciona oferece preços reduzidos para a castração dos animais.

Outro trabalho importante é o incentivo a adoção com a posse responsável. A pessoa deve estar consciente, afinal, o bichinho vive entre 10 e 15 anos e a responsabilidade pelo animal é do dono. A Arca, UIPA e o Canil ajudam na hora de procurar um cachorro ou gato. Ajuda que a fiscal de caixa, Kassila Pires Caporássio foi procurar com o marido no canil. “Nós estamos procurando um companheiro pro meu filho Igor que tem 2 anos. Viemos ao canil sem a preocupação de raça, queremos um filhote e aqui estão nos indicando pessoas que podem doar, tenho certeza que vamos encontrar”, disse Kassila.

A vereadora Laíde das Graças Simões, que participou da visita e há anos se dedica aos animais da cidade, agradeceu o apoio da atual administração para que tantas realizações fossem possíveis. “Chegar neste ponto é muito recompensador, ver como os animais vivem aqui, as condições do abrigo, a alimentação me deixa muito feliz. Isso demonstra que a luta de tantos anos não foi em vão e boa parte devemos ao apoio do prefeito Newton Lima que desde 2001 sempre teve uma atenção especial com o trabalho de proteção animal no município. Posso afimar que não existe um atendimento como esse que nós oferecemos aqui em nenhuma cidade da região, aqui não existe sacrifício, não existe carrocinha”, explicou a vereadora.

Atenção especial que se torna mais visível, de acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra na etapa atual, quando obras são concluídas. “Desenvolvemos uma política séria e responsável nos controles de zoonoses e proteção animal mantendo recursos para cumprir a legislação. Estamos aprimorando nossa experiência e temos como maior preocupação a prevenção com os animais e com a saúde pública”, afirmou Dutra. O Canil fica na estrada da Água Fria sem número e atende ao público de segunda a sexta, das 13h às 17h. O telefone para outras informações é 3374-3239.

Vale saber
São Carlos é uma das poucas cidades da região que não sacrifica cães e gatos abandonados e recolhidos nas ruas. O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Proteção Animal no Canil Municipal é baseado na conscientização da posse responsável de animais e no controle populacional através da esterilização, e não da eutanásia. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o município adota políticas de incentivo à esterilização e orientações sobre as responsabilidades que se escondem atrás de um filhote de cão ou gato. Os programas “Castração a baixo Custo” e “Castracão e Gato Também”, voltados para a proteção animal e saúde pública, foram reconhecidos nacionalmente em 2005 no II Congresso Veterinário Solidário (realizado pela Arca Brasil) e no I Congresso de Saúde Pública Veterinária (realizado em Guarapari, no Espírito Santo).

(23/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos