» GUARDAS MUNICIPAIS PASSAM POR TREINAMENTO EM DEFESA PESSOAL PDF Imprimir E-mail



Desde a última semana, os 87 homens e mulheres que formam o efetivo da Guarda Municipal estão passando por aulas de atualização em defesa pessoal, uso de algemas e da tonfa, substituto do cassetete. As atividades têm como objetivo a atualização do conhecimento dos guardas e o aprimoramento das técnicas de ação já usadas. “Quando foram contratados, os guardas fizeram um curso de aperfeiçoamento de defesa pessoal para ter os cuidados necessários em caso de contato físico com outra pessoa”, explicou o comandante da Guarda Municipal, João Jacintho do Amaral.

O instrutor da maior parte das aulas é Erasmo Luis Firmino, técnico da equipe de judô que representará São Carlos nos Jogos Regionais nos dias 8 e 9 de julho e campeão paulista de judô, título conquistado no final de maio passado. “Temos que estar sempre em treinamento até porque a falta de utilização de uma das técnicas pode fazer a gente esquecer”, explicou Firmino. Para os guardas em treinamento, a falta de prática faz mesmo com que alguns movimentos sejam esquecidos.

Para quem já precisou aplicar as técnicas de imobilização, caso da guarda Rita de Cássia B. Braguim, esse treinamento possibilita atuar com qualidade. “As técnicas dão pra nós condições de trabalhar preservando nossa segurança e das outras pessoas também. Eu já passei por isso ao imobilizar um assaltante no centro da cidade”, contou.

Já a algema deve ser usada toda vez que for preciso conduzir alguém que ofereceu resistência, segundo o instrutor. “Eles têm que saber a posição correta da algema, dele próprio e da pessoa que será algemada, caso contrário pode acontecer uma reação com final imprevisto”, completou. “Hoje a Guarda não usa a algema, já que a programação feita quando da criação da corporação só previa seu uso depois de algum tempo. E nós já estamos nos preparando”, disse o comandante.

A guarda municipal Vivian M. Fonseca Vieira nunca se viu em situação perigosa, mas disse que é preciso estar sempre alerta para evitar qualquer tipo de surpresa. “Nós relembramos inclusive quais são os pontos no corpo humano em que uma pancada mais forte pode causar danos irreparáveis. Assim, além de garantir nossa proteção estamos cuidando para não machucar ninguém”, completou.

Armamento
A Câmara Municipal aprovou na terça, dia 20, um projeto de lei que dá nova definição à Guarda Municipal, possibilitando o uso de arma de fogo em serviço. “Todo o efetivo passará por exame psicológico e treinamento armado para, cumprindo as exigências legais, receber o porte de arma em serviço, ou seja, só poderão usar arma de fogo quando estiverem no horário de trabalho e fardados”, completou Amaral.

É de responsabilidade da Guarda Municipal a segurança patrimonial ostensiva dos prédios e espaços públicos da cidade, como praças e parques, escolas, centros comunitários e unidades de saúde, e o atendimento comunitário em áreas de grande circulação de pessoas e centros comerciais. Os guardas também contribuem na prevenção e atendimento a casos de violência doméstica, racismo e exploração sexual de crianças e adolescentes.

(21/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos