» SAMU ENTRA EM OPERAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 24
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O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, confirmou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) associado ao Sistema Integrado de Ambulâncias, por determinação do prefeito Newton Lima, entrará em operação no próximo dia 24. O SAMU é um programa de atendimento de emergência implantado pelo governo federal nas principais cidades do país e tem uma importância vital para organizar de maneira definitiva o atendimento de urgência e emergência do município.

Em função da base do SAMU de São Carlos ser em prédio próprio, o Ministério da Saúde forneceu para São Carlos todo o equipamento de mobiliário, computadores, no-breaks, central de comutação, cabeamento (em fase de execução) e três ambulâncias: duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com equipamentos médicos como desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso e incubadora de transporte neonatal, impressora térmica, que acionada por ondas de celular, fornece a ficha com os dados do solicitante do atendimento, além de dois celulares para cada veículo e, numa segunda etapa, terá localização via satélite monitorada com GPS.

Já o Sistema Integrado Municipal, composto por 10 ambulâncias USB e uma USA, que estão recebendo pinturas no padrão do SAMU (laranja, vermelho e branco), já estão equipadas com rádios comunicadores VHF/FM adquiridos pelo município com recursos do Programa de Modernização Administrativa (PMAT) e estarão recebendo ainda novos equipamentos. Elas estarão interligadas e setorizadas em pontos estratégicos nos bairros Vila São José, Redenção, Cruzeiro do Sul, Santa Felícia, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da avenida São Carlos e do Cidade Aracy, além de outra no Programa de Saúde da Família de Santa Eudóxia.

O serviço funciona 24 horas com dois médicos trabalhando no SAMU, um fazendo regulação e outro médico intervencionista fazendo a remoção com a USA. O atendimento intercalado entre a Central de Regulação e o médico regulador é feito com uma ligação gratuita para o telefone 192. O serviço terá o apoio estrutural de 14 médicos que trabalharão em turno de 24 horas por semana em plantão de 12 horas. A operação do sistema contará com o trabalho de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, operadores de rádio, condutores, auxiliares administrativos, telefonistas e supervisor coordenador das gravações. Feito o diagnóstico, o médico regulador define por meio de comunicação qual é o melhor procedimento para o paciente.

Para Dirceu Barbano, a grande mudança se dá quando se agiliza o tempo de chegada da ambulância, a partir do momento em que é acionado o sistema, e depois há uma qualificação do atendimento. “As ambulâncias do SAMU sempre vão ao local com uma equipe de profissionais de saúde habilitada para fazer o atendimento, diferente de quando só era feita a remoção ou se utilizava o sistema de resgate do Corpo de Bombeiros. Para o Sistema Integrado de Ambulâncias do município, além de elas serem reguladas pelo médico da central, ela sempre comparecerá ao local, por mais simples que seja o procedimento, com um auxiliar de enfermagem também habilitado para o correto manejo do paciente. A melhor abordagem e qualificação do atendimento reduz a possibilidade de seqüelas e necessidade de tempo de internação do paciente”.

O coordenador municipal do SAMU, Francisco Neo, ressalta que “a localização estratégica do serviço, ao lado da rodovia Washington Luís e ao lado do futuro Hospital-Escola, agiliza o atendimento com várias opções de deslocamento das ambulâncias”. Neo ressalta também que para uma melhor compreensão do sistema, a Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima segunda, dia 12, às 19h30, no auditório da Santa Casa, uma apresentação do projeto de funcionamento do SAMU à Sociedade Médica e ao corpo clínico da irmandade.

Funcionamento
O SAMU, que está localizado na avenida prof. Luiz Augusto de Oliveira, ao lado do futuro Hospital-Escola Municipal, funcionará 24 horas, de segunda a domingo, a partir de uma central de regulação com triagem de chamadas por meio de três links 192 que recebem a chamada do usuário. A telefonista (TARM) indica ao médico regulador, por meio de cores, o tipo de atendimento solicitado: atendimento médico com urgência leve ou grave ou transporte por ambulância.

O médico, por sua vez, avalia os casos de urgência ou internamento, faz um pré-diagnóstico, em muitos casos conversa com o solicitante e orienta o procedimento a ser adotado, inclusive comunicando o operador da frota para deslocar a viatura mais próxima do local de atendimento. Toda a conversação entre o médico regulador, a telefonista e a equipe da ambulância via rádio é gravada, na central de comutação de voz, para apurar eventuais falhas e aprimorar o atendimento.

Mudanças
Com a implantação do SAMU, os distritos de Santa Eudóxia, que utiliza o telefone do Programa de Saúde da Família 3379-1154, e de Água Vermelha, com o telefone 3378-3355, e a região do Cidade Aracy, com o telefone da UPA 3375-5208, deverão solicitar o atendimento pelo telefone 192, que será padronizado como atendimento de urgência e emergência em toda a cidade.

(08/06/06)
 
 

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