» PROJETO PROMOVE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS CENTROS COMUNITÁRIOS PDF Imprimir E-mail



O projeto Entre na Roda, desenvolvido pela Prefeitura por meio de várias secretarias municipais, tem o objetivo de incentivar a contação de histórias e as rodas de leitura em escolas, entidades e instituições. Participam professores, agentes sociais, técnicos/gestores educacionais e voluntários da comunidade com a intenção de incentivar a cultura valorizando a leitura. O projeto está sendo desenvolvido nos centros comunitários de Santa Eudóxia, com a participação de mulheres, e no do Cidade Aracy, com crianças.

Lígia de Souza Gomes, monitora de arte e educação, explica que com a garotada o trabalho começou no fim do ano passado. “Antes, os encontros semanais eram às quartas-feiras, agora estamos nos reunindo toda segunda no período da tarde. As crianças adoram, porque depois da história elas fazem desenhos, cantam, sempre desenvolvemos alguma atividade. A participação é livre, não precisa fazer inscrição, é só chegar”, explica Lígia, que também é uma das contadoras de história.

“Venho toda semana participar porque acho muito interessante a história. Estudo pela manhã e venho pra cá sempre na segunda-feira no período da tarde”, comentou Bruna, de 10 anos. Para o garoto Jhonatan Mendes da Silva, de 8 anos, participar é ter a oportunidade de conhecer muita coisa legal, fazer parte de um mundo novo e diferente dentro das histórias.

Em Santa Eudóxia, o público alvo é outro. São mulheres, moradoras do distrito, que participam dos encontros sempre às terças-feiras. “Sou do Paraná, moro em São Carlos faz muito tempo e estou aqui em Santa Eudóxia há poucos meses. Estou adorando fazer parte deste grupo da terceira idade, na contação de história. Nós participamos, contamos os ‘causos’ que conhecemos, cantamos versos. É muito divertido, me lembro do tempo que eu era criança, das histórias que minha mãe contava”, afirmou Neuza Francisco Cardoso, de 53 anos.

A coordenadora do Centro Comunitário de Santa Eudóxia, Anália Mesquita, que participou do curso que formou os contadores de história, conta que no início ficou meio apreensiva. “Participei do Entre na Roda, mas tive receio de contar história para estas senhoras. Hoje posso dizer que me surpreendi, temos 22 matriculadas, que participam cada vez mais. A cada semana nos emocionamos com as histórias de vida que cada uma delas repassa para o grupo”, disse Anália.

Depois da contação e dos depoimentos das participantes, o grupo de reúne em roda para cantar versos, desafios, repentes. Dona Maria de Lurdes de Souza, de 56 anos, é uma das figuras mais conhecidas. Há 13 anos, ela e parte da família vieram de Pernambuco para trabalhar na safra da cana. “Viemos em busca de uma vida melhor. Lá ficávamos três anos sem chuva, mas aqui somos mais felizes. Nesses encontros, nessa roda, falamos da nossa história”, garantiu a nordestina.

Doação
Para incentivar o Entre na Roda, a Fundação Volkswagen, que é parceira no projeto, fará nesta quinta, dia 8, às 16h, na EMEB “Afonso Fioca Vitalli” (CAIC), a entrega de 20 baús com um acervo de 100 títulos infanto-juvenis cada. Entre os títulos estão A Marca de uma Lágrima, de Pedro Bandeira, A Menina que Descobriu o Brasil e A Menina que Fez a América, de Ilka Brunhilde Laurito, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Dom Quixote, Fábulas, Narizinho Arrebitado, Casamento da Emília, entre outros de Monteiro Lobato.

(06/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos