» INAUGURADO CENTRO DE ATENDIMENTO PARA USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS PDF Imprimir E-mail



Nesta segunda, dia 5, o prefeito Newton Lima inaugurou o Centro de Atendimento Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS-AD), unidade coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias Especial da Infância e Juventude, Educação e Cultura, Esportes e Lazer e Cidadania e Assistência Social. Por meio do Programa Viva Vida, o local vai oferecer atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e assistência social a crianças e jovens, de 7 a 17 anos, usuários de álcool e outras drogas, além de dar apoio aos familiares.

Estiveram presentes na solenidade a vereadora e presidente da Câmara Diana Cury , os secretários Padre Agnaldo Soares Lima (Infância e Juventude) e Dirceu Barbano (Saúde), o Promotor da Infância e Juventude Dr. Marcelo Mizuno e o ex-secretário de saúde Dr. Marcelo Henrique de Paulo, além de autoridades e representantes de diversas instituições da cidade.

Newton Lima afirmou que a concretização deste projeto se deve a interação de pessoas extremamente preocupadas, em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), para combater esse drama contemporâneo das drogas e álcool. "Tudo que o nosso governo puder fazer para salvar vidas e impedir que o mundo de sedução das drogas e da indústria do narcotráfico venha capturar as nossas crianças e os nossos jovens, nós vamos fazer. Eu estou muito orgulhoso com mais esta conquista para a população, mais uma ação social que vem dar a garantia de cidadania para as famílias de São Carlos", declarou o prefeito.

"Antes as crianças e os adolescentes eram atendidos apenas em laboratório e nos casos de internação encaminhávamos para clínicas terceirizadas. Agora vamos oferecer os atendimentos dia, individual e em grupo, com desenvolvimentos de oficinas terapêuticas e paralelamente atendendo também às famílias", garantiu Iolanda Cristina Barbério, coordenadora do CAPS. Para garantir a implantação do sistema foram necessários R$ 22.000,00 para a estruturação e serão gastos mensalmente cerca de R$ 15.000,00. Inicialmente, a expectativa é atender cerca de 35 usuários por período, sendo um grupo pela manhã e outro no período da tarde.

Dirceu Barbano, explicou que o tratamento não tem prazo definido porque é complexo e exige a atuação de diversos profissionais. "Temos uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros para acolher essas crianças e jovens no sentido de fazer a desintoxicação e trabalhar para que todos sejam reinseridos na sociedade e possam se afastar definitivamente do mundo das drogas". Já Padre Agnaldo Soares Lima lembrou que a inauguração do CAPS-AD vem de encontro com a política da atual administração. "Desde que iniciamos o atendimento com o NAI queríamos reverter a situação do envolvimento com o álcool e as drogas e trabalhar na prevenção, o CAPS vem agora fortalecer esse trabalho", disse.

O Promotor da Infância e Juventude, Dr. Marcelo Mizuno parabenizou o prefeito e todos os envolvidos pelos avanços de São Carlos no atendimento e garantia da qualidade de vida para as crianças e adolescentes, o que já torna a cidade uma referência para o estado e até para o Brasil. A vereadora e presidente da Câmara, Diana Cury, lembrou que só quem enfrenta ou já passou por um problema de dependência de álcool ou drogas na família entende a importância de contar com um local como o CAPS para recorrer em momentos difíceis.
O carreteiro Antônio Sérgio Cardoso sabe bem o que é isso. Pai de dois filhos, ele enfrenta a situação e garante que esse tipo de atendimento é fundamental para dar apoio às famílias que passam por situações como a dele. "Eu percebi o envolvimento dos meus filhos com as drogas quando eles deixaram de freqüentar a escola e começaram a ficar agressivos. A família sentiu muito, mas com a graças de Deus contamos com o apoio do Padre Agnaldo e também do Juiz Dr. João Galhardo. Hoje posso dizer que o meu filho mais velho já está fora deste mundo, ele voltou a estudar e está trabalhando. Eu nunca abandonei meus filhos, eles sempre vão poder contar comigo", disse.
(05/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos