» REUNIÃO DISCUTE O PROBLEMA DAS ENCHENTES NO VARJÃO PDF Imprimir E-mail

Reunião apresentou projeto de escoamento das águas.
Equipe fez levantamento topográfico no local. A reunião entre os secretários Ricardo Martucci (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Flávio Micheloni (Obras e Serviços Públicos) e Ricardo Meirelles (Transporte, Trânsito e Vias Públicas) com o promotor de Justiça Marcos Roberto Funari e representantes dos moradores do Varjão aconteceu nesta quinta, dia 18, na Secretaria de Habitação e teve por objetivo conhecer o projeto de escoamento das águas pluviais, que têm provocado constantes inundações na chamada região do Varjão (Tutóia do Vale, Chácaras Leila, Tibaia São Fernando).

A obra, que prevê ações como detenção de água por tanques, escavações com revestimento em grama e construção de canais de escoamento das águas, será feita através de uma parceria entre a Prefeitura, empresa Encalso e a concessionária Autovias, com propostas formalizadas na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de São Carlos. O chamado canal interno terá início no Tutóia do Vale, passando dentro de oito propriedades do loteamento de Chácaras Leila com espaço variável em cada setor do loteamento, devendo ocupar aproximadamente 3 metros de cada chácara, encontrando o canal principal que será construído paralelamente à rodovia Ernesto Pinça em direção ao canal original do córrego Jararaca.

Flávio Micheloni ressalta que “o projeto executivo deve ser finalizado no próximo dia 24 e a intenção é iniciar a obra já no próximo mês; a Autovias vai ficar responsável pela obra de travessia na rodovia SP-318 (Thales de Lorena Peixoto) e Encalso e Prefeitura vão construir o restante das obras, que devem estar concluídas até o próximo período das chuvas”. José João dos Santos, representante dos moradores do Tutóia do Vale, disse que o impasse se dá especialmente em função da resistência de alguns moradores. “Vai ter discussões, porque existe morador que não quer o canal passando dentro da chácara se ele não tiver uma segurança, mas vamos colaborar no que for melhor para todos”, disse.

Uma equipe de topografia já está trabalhando no local para que os moradores possam visualizar o impacto sobre a sua propriedade. Ricardo Martucci confirma que alguns moradores ainda demonstram alguma resistência ao projeto. “Entretanto, é preciso ter consciência que é um projeto estabilizado do ponto de vista técnico, e nós vamos fazer de tudo para convencer esses moradores quanto a sua validade técnica para podermos resolver definitivamente os graves problemas de inundação existentes no local. Assim que os moradores aprovarem e o projeto estiver finalizado, com cálculo dos custos e viabilizadas as documentações, as obras começam imediatamente”, afirmou.

A resposta dos moradores sobre a autorização para a passagem do canal de escoamento da água das chuvas no interior de suas propriedades será dada em uma nova reunião marcada para amanhã, dia 19, às 16h, na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

(18/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos