» TRILHA ECOLÓGICA DO HORTO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS É ATRAÇÃO PARA ESTUDANTES PDF Imprimir E-mail

Trilha ecológica é um passeio educativo.

O instrutor do Horto orienta os estudantes.Estudantes de Campinas.ÁRVORES GRANDIOSAS E FRUTÍFERAS SÃO ENCONTRADAS NO PERCURSO

A Trilha Ecológica do Horto Florestal Municipal “Navarro de Andrade”, inaugurada em 2004, vem se tornando, cada vez mais, um ponto de atração de moradores e de visitantes de outros municípios. Em um percurso de 300 metros, os visitantes encontram árvores grandiosas como jequitibás-brancos, ipês-roxos, araucárias, cabreúvas, palmeiras, embaúbas, entre outras. A trilha também leva a um pomar com pés de caqui, jabuticaba, sirigüela, tangerina, e a um córrego que embeleza e refresca o ambiente.

“Antigamente, o horto ficava fechado, mas hoje, mediante o agendamento, é aberto ao público. Qualquer pessoa, grupo, instituição ou escola pode vir pra conhecer e fazer um trabalho de educação ambiental conosco”, afirmou Ocimar Aparecido Rodrigues, instrutor da trilha. A principal intenção é despertar o respeito pelo meio ambiente. Só nos últimos três anos, o Horto já manteve e distribuiu 150 mil mudas de árvores usadas no reflorestamento de matas ciliares e arborização de áreas urbanas. O local está aberto para a população para dois tipos de visitação: as monitoradas para atividades de educação ambiental, com a presença de estudantes que podem agendar a visita, e pessoas que vão à procura de mudas.

Ocimar explica que durante as visitas monitoradas, a beleza do lugar já é um grande incentivo. “Tudo chama a atenção dos pequenos, a natureza como um todo, o espaço que temos, as árvores, flores, frutos”. A coordenadora pedagógica da escola Recanto Azul, de Campinas, explica por que resolveram vir pra São Carlos. “Nós pesquisamos, pedimos sugestões e nos indicaram o Horto de São Carlos para conhecer e trabalhar sobre o meio ambiente com nossos alunos. Ficamos muito animados, trouxemos 40 estudantes”, disse Paula Alessandra Sodré.

A garotada aprovou o passeio e voltou pra casa com a lição na ponta da língua. Lucas Granado, de 10 anos, aluno da 4ª série, foi enfático. “Acho importante pensar e saber mais pra não devastar a natureza”. Os irmãos Pedro (9 anos, aluno da 3ª série) e João Nasevicius Ramos (7 anos, da 1ª série) reforçaram o interesse. Pedro disse que, por querer ser biólogo, aproveitou pra saber mais sobre as plantas, e o pequeno João trouxe até um caderninho para fazer anotações. “Tô anotando tudo que aprendi hoje; quero mostrar pros meus amigos que moram no mesmo condomínio que eu, porque é preciso preservar e respeitar a natureza”.

Leia mais sobre o Horto.


(17/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos