» ATIVIDADES ENCERRAM COMEMORAÇÃO AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL PDF Imprimir E-mail

O Ciclo de Debates “Desafios da Saúde Mental: Inclusão pelo trabalho na perspectiva da Economia Solidária e participação da família”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Enfermagem da UFSCar e Centro de Atenção Psicossocial de São Carlos (CAPS) da Prefeitura, encerrou-se nesta terça, dia 16, com palestras e mesas-redondas. As atividades foram realizadas no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, e tiveram o objetivo de refletir sobre o atendimento aos usuários de serviços de saúde mental.

No período da manhã, foram ministradas as palestras “A Incubadora Regional de Cooperativas da UFSCar (INCOOP-USFCar)”, com a Profª Ana Lúcia Cotegoso, docente da UFSCar, e “Oficinas de Trabalho”, com Sonia Ferrari, do Instituto A Casa, de São Paulo. Já na parte da tarde foram realizadas as mesas-redondas “Oficinas de Geração de Renda e a Participação da Família”, com a Profª Dra. Ana Luisa Aranha e Silva, docente da Escola de Enfermagem-USP (São Paulo), e “Familiares de Usuários de Serviço de Saúde Mental”, com Geraldo Peixoto, membro do Instituto Franco Basaglia.

A comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, nesta quinta, 18 de maio, se dá especialmente por quem compartilha do lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Para isso, uma ferramenta importante foi a implantação, em 2001, da Lei nº 10.216 (Lei da Reforma Psiquiátrica), de autoria do deputado mineiro Paulo Delgado, que humaniza o tratamento psiquiátrico no Brasil, propondo a redução progressiva de leitos em hospitais psiquiátricos e, simultaneamente, propondo o trabalho em espaços comunitários como o CAPS.

(17/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos