» SEMANA PRÓ CASA DO PINHAL COMEÇA NESTE SÁBADO
» SEMANA PRÓ CASA DO PINHAL COMEÇA NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail

A Semana Pró Casa do Pinhal de 2006 começa neste sábado, dia 13, na Fazenda Pinhal, abordando o tema “Cultura e História Afro-Brasileira: contribuição da população negra em São Carlos”. A abertura será feita a partir das 16h com duas palestras. Célia Maria Marinho Azevedo, professora aposentada do Departamento de História da Unicamp, falará sobre “Percursos do Negro na Historiografia: invisibilidade, resistência e racialização” e Mariza de Carvalho Soares, professora do Departamento de História da UFRJ, sobre “Tráfico Atlântico: Minas, Cabindas, Angolas, Moçambiques e outras nações da Diáspora Africana”.

Em seguida, será aberta a instalação artística “Bonecos do Elias na Pinhal”, constituída por bonecos de material reciclado feitos pelo artesão piracicabano conhecido por “Elias dos Bonecos”. A solenidade de abertura termina com a apresentação musical do grupo Maracatu Rochedo de Ouro, de São Carlos, que segue a tradição do Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife. A Semana continua com oficinas sobre a temática dirigida a docentes e interessados, a partir de segunda, dia 15, na Estação Cultura, onde, na terça, dia 16, às 18h, com entrada franca aos interessados, será aberta a exposição “Presença Negra em São Carlos”, com fotografias do acervo do NEAB/UFSCar, que retratam o cotidiano da comunidade negra são-carlense.

No sábado, dia 20, também na Estação Cultura, a partir das 16h, o encerramento da Semana terá as palestras “Africanidade e Educação das Relações Étnico-Raciais”, a cargo de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora de Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, e “Ação Afirmativa e o dilema brasileiro do século XXI”, por Valter Roberto Silvério, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. A Semana termina com a apresentação do Batuque de Umbigada de Piracicaba, que exibirá dança afro-brasileira precursora do samba.

A Semana Pró Casa do Pinhal vem sendo realizada desde 2001 pela Prefeitura e Associação Pró Casa do Pinhal, sempre com o objetivo de estimular os valores de preservação e acesso ao patrimônio histórico-cultural do município. A organização do evento foi feita pela Teia – Casa de Criação, Fundação Pró-Memória de São Carlos, Museu Histórico de São Carlos e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com patrocínio do Bradesco e apoio da São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagem.

Visitação
Neste ano, a Fazenda Pinhal receberá todos os alunos da 3ª série do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos durante os meses de maio e junho, ampliando o caráter educativo do evento e promovendo a inserção das visitas como recurso pedagógico. Da mesma forma, a Universidade Aberta da Terceira Idade, da Fundação Educacional São Carlos, também consolidará sua participação, com a visita dos alunos à Pinhal.

(12/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos