» PREFEITO PARABENIZA SÉRGIO MASCARENHAS PELO TÍTULO DO CNPQ PDF Imprimir E-mail

Newton Lima, Sérgio Mascarenhas, Ildeu de Castro Moreira, diretor de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia e o ministro Sérgio Rezende.
O prefeito Newton Lima participou da cerimônia que comemorou os 55 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que homenageou o cientista são-carlense Sérgio Mascarenhas, coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP-São Carlos, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq. Por três vezes, Mascarenhas foi membro do conselho deliberativo da instituição. A solenidade aconteceu na última quarta, dia 26, no Palácio do Planalto, e contou com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Para o prefeito Newton Lima, é motivo de orgulho para São Carlos ter um professor tão prestigiado como Sérgio Mascarenhas, um dos pioneiros nos estudos de física, profissional reconhecido mundialmente por suas pesquisas. “Com sua brilhante carreira, o professor Mascarenhas ajudou a construir a história da ciência brasileira, sendo um dos primeiros bolsistas do CNPq”, comentou. “Nós temos que ressaltar o orgulho de termos o professor Mascarenhas em nossa cidade, cujo título de Capital da Tecnologia, deve muito ao seu trabalho”, lembrou.

Sérgio Mascarenhas é formado em Química e Física pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Concursado como livre-docente e professor catedrático da Universidade de São Paulo, em 1958, ele foi um dos fundadores da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e lecionou em universidades nos EUA, Japão, Londres, México e Itália, entre outros países. Coordenou projetos do CNPq, Finep, Fapesp, BID, OEA, Embrapa, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ford Foundation, Agência Internacional de Energia Atômica (Viena), Comunidade Européia e outras entidades. Foi membro da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Trieste), Fellow da American Physics Society, da New York Academy of Sciences e da Academia de Ciências da América Latina.

Suas pesquisas tratam de assuntos diversos, como eletretos, corpos permanentemente polarizados que produzem um campo elétrico e usados na fabricação de microfones e aparelhos telefônicos. Realizou também trabalhos na área de dosimetria de radiações (processo de monitoramento de radiação emitida), o que lhe permitiu, por exemplo, medir a quantidade de radiação existente em ossos das vítimas de Hiroshima.

O físico da USP de São Carlos parabenizou os avanços alcançados pelo CNPq. Para ele, a Ciência e Tecnologia ainda não fazem parte da cultura nacional, e ações de divulgação científica – como, por exemplo, a ida do cosmonauta Marcos Pontes ao espaço – são importantes para mostrar e convidar a sociedade a participar dos avanços e benefícios proporcionados.

(02/05/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos