» PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE ADULTOS DA FESC FAZ NOVA AVALIAÇÃO PDF Imprimir E-mail


O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo desde o ano passado, em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o Programa de Revitalização de Adultos. Durante todo esse período o programa assistiu de maneira especializada mais de 200 pessoas da terceira idade em relação à execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde.

Foram verificadas a influência de um programa prolongado de exercícios físicos regulares e controlado sobre a densidade e a qualidade mineral óssea, a força muscular, a flexibilidade corporal, o equilíbrio e o condicionamento físico em pessoas da terceira idade. Também foi observada a influência dos programas de atividades físicas na qualidade de vida dessas pessoas. Agora todos os alunos que participaram regularmente das aulas de atividades físicas (alongamentos, ativação cardiocirculatória aeróbia, exercícios de força, atividades de coordenação, agilidade, flexibilidade e hidratação) estão sendo submetidos ao quinto teste de avaliação.

Já os alunos iniciantes – foram abertas 150 novas vagas para 2006 – estão sendo submetidos ao primeiro teste de avaliação. Todos passam por exame clínico completo, aferição de pressão arterial e freqüência cardíaca, peso e altura, testes de condicionamento físico, força manual, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e equilíbrio estático e agora também é verificada a circunferência abdominal.

O coordenador do programa, Prof. Dr. José Rubens Rebelatto, do Departamento de Fisioterapia, e coordenador do curso de Medicina da UFSCar, explicou que as avaliações estão sendo realizadas com todos que já fazem parte do projeto e com os que vão iniciar agora. “Nós temos pessoas em vários estágios. As avaliações são importantes para que possamos ir analisando as condições de saúde dos participantes e isso nós já percebemos que houve uma melhora significativa. E, o que é mais importante, estão conseguindo manter essa melhora, pois no decorrer de um ano de trabalho elas estão com mais flexibilidade, com maior força muscular, enfim melhoraram a qualidade de vida”.

Para a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, essa parceria com a universidade é mais uma bem-sucedida e beneficia diretamente a população da terceira idade. “Estamos aproximando a comunidade de programas para melhorar a qualidade de vida, melhorar o dia-a-dia dessas pessoas. O programa do professor Rebelatto se enquadra no trabalho desenvolvido pela Fundação, que atende pessoas adultas e idosas em processos formativos extra-escolares. Praticamente todos os nossos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) aqui do Campus 1 e agora também do Campus 2 participam do programa”, disse.

(28/04/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos