» SÃO CARLOS ATENDE QUASE O DOBRO DE CRIANÇAS QUE A MÉDIA NACIONAL PDF Imprimir E-mail


No Dia Mundial da Educação, 28 de abril, São Carlos comemora o alto índice de atendimento de crianças com idades entre zero e três anos. As creches da Prefeitura atendem 25,6% das crianças incluídas nessa faixa etária, número bastante superior à média nacional, que é de 14%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Prefeitura administra 14 creches e mantém convênio com oito entidades.

ATENDIMENTO É QUASE O DOBRO DA MÉDIA NACIONAL

Nesta sexta, dia 28, Dia Mundial da Educação, São Carlos comemora o alto índice de atendimento de crianças com idades entre zero e três anos. As creches da Prefeitura atendem 25,6% das crianças nessa faixa etária, índice bastante superior à média nacional, que é de 14%, segundo dados de um suplemento de educação divulgado neste mês pelo IBGE, que considerou informações do Censo de 2000.

A Prefeitura de São Carlos tem hoje 14 creches e mantém convênio com oito entidades que também atendem crianças de zero a três anos. “Muito mais do que apenas receber as crianças em nossas unidades, o Governo Participativo assume a responsabilidade de garantir a qualidade desse atendimento, já que a educação cidadã e formal começa nos primeiros anos de vida”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

Nas unidades, as crianças são estimuladas a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade psicomotora, além de receberem orientação e atendimento odontológico. No chamado banho pedagógico, os educadores orientam sobre o corpo, suas funções, cuidados e também fornecem noções sobre vestuário. O programa inclui aulas de musicalização, contação de histórias, teatro de fantoches, pintura em espaços amplos para desenvolvimento da coordenação motora, acompanhamento médico com realização de exames de rotina e passeios definidos segundo a faixa etária.

Desde o ano passado, as crianças convivem com uma novidade: as aulas de educação física. São Carlos foi a primeira cidade da região a implantar a nova disciplina, que propõe atividades que estimulem o andar, correr e arrastar, movimentos básicos ao crescimento sadio das crianças e ao aprimoramento da coordenação motora.

Alimentação
Durante as refeições – café da manhã, almoço, jantar e lanches – os alunos recebem orientação sobre os alimentos saudáveis e sobre a higiene adequada, como lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes. Os cardápios da merenda em todas as escolas públicas da cidade oferecem 15% das necessidades nutricionais diárias, considerando a qualidade dos produtos, a consistência, a idade do aluno e a combinação dos alimentos.

Um dos projetos que envolvem a alimentação é a Horta Pedagógica, desenvolvida pela equipe da creche “Juliana Perez”. “Eles tomam muito cuidado com as mudinhas de alface. Não perdem uma. É impressionante”, afirmou Dulcinéa do Nascimento Abacker, da assessoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultura, falando sobre a participação dos alunos no plantio das verduras.

(28/04/06)

 
 

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