» ENTIDADES PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO DA RECRIAD PDF Imprimir E-mail



Na terça, dia 25, no Ginásio do Salesianos São Carlos, a Prefeitura realizou uma capacitação com os integrantes da Rede de Informação da Criança e do Adolescente (Recriad), um sistema que pretende interligar todos os programas e projetos de atenção e proteção à criança e ao adolescente. Os participantes puderam acompanhar uma palestra da Profª Drª Silvia Losacco, diretora da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudo e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) da PUC. Estiveram presentes representantes de 56 entidades, órgãos públicos, Conselhos Tutelar e de Direitos.

Para viabilizar as ações, a rede conta com a parceria da Prefeitura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Telefônica e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Esse momento é muito importante porque essa idéia de trabalhar em rede, de forma integrada, é importante para que possamos, com menos recursos, produzir ainda mais ações em prol da criança e da juventude em São Carlos, articulando essas ações, que é nosso trabalho na secretaria”, garantiu o secretário especial da Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares de Lima.

Entre os participantes esteve o promotor da Infância e Juventude, Marcelo Mizuno. “Cheguei em São Carlos há 7 anos e posso garantir que a cidade avançou nos últimos anos. Hoje temos um atendimento público e particular que não se encontra em outros municípios. Precisamos de muito mais e a implantação deste programa é uma prova de que existe a preocupação em melhorar. A integração dos órgãos que atendem esse público vai permitir um melhor atendimento, e eu sei que a Prefeitura tem se empenhado para mudar essa realidade. Nós somos hoje uma referência, mas é preciso ainda mais”, afirmou.

Representantes das entidades destacaram a vontade em ver a rede em funcionamento. A assistente social Fátima Evelise Fernandes, coordenadora geral do CEFA, disse que espera que a interação possa trazer facilidade na resolução de problemas. Mario Massayuki Akiyoshi, representante de uma associação espírita, comentou que ficou impressionado com alguns trabalhos já desenvolvidos. “Pude, por exemplo, conhecer melhor o NAI. Foi uma grata surpresa conhecer pessoas como o Padre Agnaldo, a dona Joana, a Silvia da PUC. Se conseguirmos essa integração e o cadastro único, vamos poder atender melhor com mais qualidade e menos recursos”, disse.

Os presentes também puderam assistir à apresentação musical de um quarteto de sopro, trabalho desenvolvido pela ONG Círculo de Amigos da Paróquia Madre Cabrine. “Com essa integração vamos poder fortalecer o trabalho que todos nós desenvolvemos com crianças e adolescentes. Queremos que eles tenham o melhor e possam usufruir ainda mais dos seus direitos”, explicou Carmem Shizue, representante da ONG. “Faço parte do projeto desde 2001, nunca tive a oportunidade de tocar um instrumento, nunca tive contato com instrumento e hoje estou adorando. Espero que outras crianças tenham a mesma chance que estou tendo, assim não vão mais ficar nas ruas”, disse Wendel Anastácio, de 14 anos, integrantes do grupo, sobre a importância desse trabalho.

Durante o ano, outros encontros deverão ser realizados. Padre Agnaldo informou que todos os parceiros vão receber equipamentos para colocar a rede em prática. “Ao longo deste ano vamos repassar computador, impressora e um programa de informática para cada um, assim poderemos gerenciar todas as ações que envolvem crianças e adolescentes no município e vamos cadastrar os que participam, integrando todos os trabalhos, para que um possa fortalecer o outro, garantindo assim um atendimento ainda melhor para as crianças e adolescentes de São Carlos”, concluiu ele.

(26/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos