» CICLO DE OFICINAS BUSCA MELHORAR O ATENDIMENTO À SAÚDE DA CRIANÇA
» CICLO DE OFICINAS BUSCA MELHORAR O ATENDIMENTO À SAÚDE DA CRIANÇA PDF Imprimir E-mail



Com uma palestra do secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, teve início na quinta, dia 20, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), o Ciclo de Oficinas para a “Integralidade e Humanização” da Atenção à Saúde da Criança em São Carlos, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Escola Municipal de Governo (EMG), e UFSCar. O evento tem como objetivo inicial a avaliação da atenção à saúde da criança e, mais especificamente, capacitar os profissionais a buscar a integralidade e a intersetoralidade das ações voltadas à criança, revisitar as ações estabelecidas no Protocolo de Atenção à Saúde da Criança, humanizar essa atenção e identificar articuladores para garantir a “rede de cuidados progressivos”.

As atividades dessa primeira oficina, com o tema “A Integralidade e a Rede de Cuidados Ininterruptos”, começaram com rápidas exposições da coordenadora da Escola Municipal de Governo, Elisete Pedrazzani, da secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, e do secretário municipal de Saúde. Compuseram ainda a mesa o diretor de Atenção Básica da Saúde, Nathanael Alves da Silva, e a representante do Departamento do Curso de Medicina da UFSCar, Marilda Siriani de Oliveira.

O Ciclo de Oficinas, que acontece de abril a setembro, é dirigido a profissionais que compõem os grupos técnicos de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Aleitamento Materno, Administrações Regionais, Seção de Atenção Básica, Departamento de Administração, Regulação e Controle, Alto Risco Criança e Mulher, Maternidade/Banco de Leite/Internação, UFSCar, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social, Esportes e Lazer, Ambulatório de Atenção à Violência, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e os Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente.

O secretário Dirceu Barbano enfatizou que a oficina é mais um dos facilitadores para fazer gestão na cidade. “Nosso compromisso é fazer com que cada vez mais e mais pessoas e instituições se comprometam com a gestão dessa política, e nós vamos encarar os desafios de uma forma muito mais eficiente quando todos em parceria estiverem comprometidos com a sua gestão, seja para compreender seus potenciais, seja para compreender seus limites, ou seja, para compreender a necessidade de um envolvimento coletivo na gestão no acompanhamento, no planejamento, na elaboração destas políticas”, disse.

Barbano ressalta a importância da EMG na formação dos servidores e também a participação da UFSCar: “É fundamental aprender mais aquilo que a gente já acha que sabe fazer sem desaprender o que já se aprendeu. É importante para o município que a universidade tenha esse envolvimento, porque lá se desenvolvem conhecimentos que são úteis e importantes para a atenção à saúde da criança, mas também é importante para a própria universidade porque ela colhe aqui os elementos que serão levados para o curso de Medicina e se retroalimenta da realidade e do contexto dos acontecimentos para que ela tenha também uma preparação mais saudável na relação não só com os alunos do curso de Medicina mas os outros cursos da área da saúde”.

A professora do curso de Medicina da UFScar na área de medicina de família e comunidade, Marilda Siriani de Oliveira, frisa que entende o SUS como uma rede escolar, em que qualquer serviço do sistema é um aprendizado. “É importante construir uma rede de proteção à criança de uma forma integral, envolvendo todos que desenvolvem alguma ação na área de saúde da criança, e entendemos que a formação não pode estar descolada disso. Você forma futuros profissionais médicos para trabalhar na atenção à saúde da criança e por isso se torna fundamental fazer um ensino contextualizado em cima do mundo real do trabalho de como as coisas acontecem no município. Agindo assim você qualifica e melhora todas as ações que são desenvolvidas, desde a vacina até um atendimento específico a uma doença dessa criança.”

A próxima reunião dos grupos temáticos está marcada para o dia 26 de junho.

(24/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos