» MERCADO MUNICIPAL COMEMORA 38 ANOS DE HISTÓRIA PDF Imprimir E-mail



Nos 149 boxes do Mercado Municipal de São Carlos que abrigam cerca de 80 lojas, é possível encontrar roupas, sapatarias, açougues, peixaria, cerealistas, floricultura, bares e lanchonetes, casa lotérica, docerias e muitas outras lojas que oferecem uma variedade imensa de produtos. Comércios que atendem a necessidade de todas as classes sociais, sem distinção. A administração é da Prefeitura em parceria com um condomínio mantido através de contribuição mensal para a manutenção e melhorias no prédio, pagamentos das contas de água e energia elétrica. “Com essa parceria podemos pensar em investimentos, queremos reformar os banheiros, melhorar as calhas, estamos trabalhando pra isso”, garantiu Luciano Roberto Ângelo, que há quatro anos é síndico do condomínio.

Em muitas cidades o Mercado é uma referência turística e até arquitetônica. Em São Carlos, apesar de não haver uma riqueza na construção, a importância histórica e a localização se destacam. Ninguém se refere ao centro da cidade sem remeter ao prédio do Mercado.

“Embora o Mercado seja um patrimônio histórico-cultural do município, não se comemorava o aniversário de inauguração do prédio atual, mas, desde a primeira administração do prefeito Newton Lima, a data 21 de abril faz parte do calendário da cidade, integrada à Festa do Clima”, comentou Landerson Aparecido Batista, chefe de divisão do Mercado.

Em 2003, o mercado ganhou um boxe da Agricultura Familiar vinculado ao Programa Fome Zero do Governo Federal e um Posto de Serviços do SAAE. Essas melhorias, aliadas à segurança, acessibilidade, fácil estacionamento, além do ambiente limpo e arejado, fazem com que o Mercado seja incluído no mapa turístico da cidade, como centro comercial.

Alguns comércios tradicionais da cidade estão no Mercado desde o início ou até mesmo antes da inauguração do prédio atual. É o caso do Empório Brigante, que existe desde 1955. “Está havendo um trabalho de resgate que precisa continuar, obras e melhorias foram feitas com a intenção de revitalizar o centro comercial” garantiu Paulo Brigante, um dos proprietários.

Já a lanchonete do Luiz Antônio Gianlourenço completa também 38 anos, motivo de muita alegria para o proprietário: “O mercado sempre foi ponto de referência e continua sendo, apesar do crescimento da cidade eu não saio mais daqui, só se um dia me mandarem embora”, declarou Gianlourenço.

Muita gente não sabe, mas as lojas que ficam na Avenida São Carlos e também na Jesuíno de Arruda integram o condomínio do Mercado. A Jayme Modas, primeira loja especializada em moda masculina da cidade que mantém a tradição há 49 anos, é uma delas.

A loja mais nova do mercado é de João Batista de Assis, que há apenas oito meses vende quitutes feitos de milho verde. “Antes eu freqüentava como consumidor e hoje posso oferecer meus produtos aqui, estou satisfeito, é um ponto comercial muito bom”, garantiu seu João.

“Em 36 anos de existência do Mercado não havia um Projeto de Segurança, aprovado pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos, isso para nós foi uma das mais importantes conquistas, mas ainda há muito a fazer. A continuidade das obras de combate as enchentes na região é um dos pontos mais relevantes”, afirmou Landerson.

Conquistas também no que se refere a manter o Mercado como ponto de encontro da comunidade. A Secretaria de Educação, através do Departamento de Artes e Cultura, realiza todos os sábados pela manhã o Mercado das Artes. Na praça são realizados shows com artistas da cidade, valorizando a cultura local e a região.

A declaração simples de um consumidor freqüente do local demonstra a importância do Mercado Municipal de São Carlos para a população em geral: “A cidade cresceu em volta deste prédio, venho aqui desde minha infância, freqüentava essas lojas com meu pai, eu moro no sítio, mas venho toda semana pra cidade e passar pelo Mercado é uma satisfação”, garantiu o agricultor de 67 anos Florindo Favreto.

Você sabia?
O prédio onde atualmente funciona o Mercado Municipal de São Carlos foi inaugurado no dia 21 de abril de 1968 pelo prefeito municipal Antônio Massei, em substituição ao antigo Mercado, que se localizava à margem do Córrego do Gregório, oposta à atual.
Segundo registros, o primeiro bloco do Mercado Antigo foi construído por volta de 1903, o aumento da população tornou-o pequeno para a cidade, e em 1907 foi construído o segundo bloco, substituído pelo atual.

Em 25 de fevereiro de 2000, o Mercado Municipal passa ser denominado Mercado Municipal “Antônio Massei” em homenagem ao ex-prefeito responsável pela sua construção, que também foi servidor público municipal.

A praça do mercado recebeu o nome de Praça Maria Apparecida Resitano, comerciante que muito se empenhou em melhorar o Mercado Municipal, condômina que teve participação inclusive na inauguração do Mercado atual. Apparecida morreu em 29 de janeiro de 2002 com 69 anos de idade.

(20/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos