» CAFÉ SAUDÁVEL COMEMORA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE PDF Imprimir E-mail



Uma equipe de servidores da Unidade de Saúde da Família do Jardim São Carlos encontrou uma maneira criativa de celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta, dia 7, a preparação de um “café saudável”, que foi oferecido à comunidade, principalmente aos pacientes do Programa de Saúde da Família (PSF). O objetivo, além da confraternização e intercâmbio entre os grupos, foi o de despertar a atenção para a importância da vida saudável associada à atividade física.

O grupo, em sua maioria da terceira idade, foi estimulado a preparar um cardápio diário baseado em frutas, verduras, fibras e alimentos preparados com pouco sal e baixo teor de gordura. Os diabéticos e hipertensos também receberam orientações sobre o controle da taxa de glicose e colesterol. Os membros dos grupos trocaram experiência sobre os hábitos de vida e o consumo de alimentos mais saudáveis e balanceados, como os integrais, os assados ou grelhados, cozidos, verduras e legumes.

O próprio café oferecido foi à base de produtos saudáveis: pão integral, bolo, café com adoçante, frutas e suco natural sem açúcar. O trabalho dos grupos de saúde da família é realizado por uma equipe composta por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e orientador físico. Em média, são atendidos mil pacientes em cada unidade, com atividades de prevenção e promoção da saúde. A cada 40 dias, a equipe visita os pacientes acamados, além das consultas já agendadas.

Segundo a médica Andréia Setti Carvalho, eventos como esse dão um aspecto mais humanitário à relação com a comunidade. “O contato é mais estreito e a integração dá maior credibilidade e receptividade ao tratamento, diminui as doenças, combate a ociosidade e estimula o consumo de alimentos que melhoram a qualidade de vida principalmente dos pacientes com problemas de hipertensão, colesterol e ácido úrico alto, além do diabetes”.

Antes da degustação do café, o orientador físico Ernani Stefani coordenou uma atividade física de alongamento e aquecimento com um grupo de cerca de 50 idosos. Para o profissional, a atividade promove melhoria na relação entre grupos porque é uma oportunidade de fazer novos amigos. “Muda-se a qualidade de vida dos alunos, resgatando a auto-estima, e proporciona um melhor condicionamento físico aos alunos, porque tudo envolve atividade física, a diferença é estar ou não condicionado para isso”.

Para a garçonete Rogéria da Silva Batista, “é uma oportunidade para se conhecer os vizinhos mais próximos e os médicos também conhecem melhor as famílias e tudo acaba se transformando numa grande família”. Já a aposentada Odair Álvares Garcia diz que “é muito bom fazer atividade física porque não dói, é relaxante, desaparecem as dores das minhas pernas e isso é muito bom, porque eu gosto dos meus novos amigos e dos médicos”.

O acompanhamento diário dos pacientes e a melhoria do condicionamento físico é outro aspecto ressaltado pela comerciante Neide Lopes de Oliveira: “A ginástica que a gente faz toda terça e quinta de manhã é excelente. Eu tenho 53 anos e estava completamente travada, mas depois dos exercícios já consigo pôr o sapato. A atividade física renova o ânimo da gente e nos dá disposição para trabalhar”.

(06/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos