» ANIMAIS CASTRADOS NOS PROGRAMAS MUNICIPAIS SÃO IDENTIFICADOS
» ANIMAIS CASTRADOS NOS PROGRAMAS MUNICIPAIS SÃO IDENTIFICADOS PDF Imprimir E-mail

Animais castrados são identificados.



MAIS DE 6 MIL ANIMAIS JÁ RECEBERAM A IDENTIFICAÇÃO VISUAL

A Prefeitura, por meio do Departamento de Proteção Animal (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), em parceria com as entidades Arca de São Francisco e UIPA, adotou a prática da identificação visual dos animais castrados nos programas do município. “A pinta verde feita na parte interna da orelha dos animais esterilizados é importante, pois permite a identificação do estado reprodutivo do animal. Ou seja, se o cão ou gato já está castrado, a identificação evita que ele seja anestesiado e tenha a barriguinha aberta novamente. Esperamos que, com o tempo, os médicos veterinários da cidade e região, adotem esse tipo de identificação, evitando assim transtornos aos animais já esterilizados que, por fuga, abandono ou mesmo desconhecimento do novo proprietário, sejam submetidos desnecessariamente aos procedimentos cirúrgicos,” explica a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta.

A marcação da “pinta” é feita com uma injeção de pequena quantidade de tinta nanquim entre a pele e a cartilagem da orelha do animal. O procedimento é realizado logo que o animal é castrado e ainda está anestesiado. A identificação não sai e não causa nenhum incômodo ao animal. Nos gatos e cães que têm a orelha ereta a visualização é facilitada, dispensando o contato direto. Desde o início do programa de castração desenvolvido pela Prefeitura e entidades, em 2001, mais de 6 mil animais castrados receberam a identificação com nanquim.

São Carlos é uma das poucas cidades da região que não sacrifica cães e gatos abandonados e recolhidos nas ruas. O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Proteção Animal no Canil Municipal é baseado na conscientização da posse responsável de animais e no controle populacional através da esterilização, e não da eutanásia. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o município adota políticas de incentivo à esterilização e orientações sobre as responsabilidades que se escondem atrás de um filhote de cão ou gato.

Os programas “Castração a baixo Custo” e “Castracão e Gato Também”, voltados para a proteção animal e saúde pública, foram reconhecidos nacionalmente no II Congresso Veterinário Solidário (realizado pela Arca Brasil) e no I Congresso de Saúde Pública Veterinária (realizado em novembro, em Guarapari, Espírito Santo).
“Esse reconhecimento mostra que a Prefeitura de São Carlos está no caminho certo, pois coibir o abandono e estimular a posse responsável de animais além de ser um ato de respeito à lei, é um ato de respeito à sociedade”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra.

(09/02/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos