» PALESTRA APONTA CEMITÉRIO COMO FONTE DE PESQUISAS PDF Imprimir E-mail

A utilização de cemitérios como fonte de pesquisas é o tema da palestra que acontece nesta quinta, dia 23, às 14h30, no auditório da Fundação Pró-Memória (Praça Antônio Prado, s/nº, Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária), com entrada franca. O tema será explorado pelo doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, Elio Moroni Filho, com base no artigo “Artefatos funerários como fontes para a história de ofícios urbanos artesanais”, elaborado com a participação do professor Oswaldo Mário Serra Truzzi, orientador de seu doutorado.

Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória, explica que, a partir de um tema específico – o ofício de marmorista –, o palestrante abordará o esforço do historiador para contornar os obstáculos impostos pela carência de fontes documentais e do testemunho direto dos trabalhadores de antigas marmorarias locais, pois pouco resta da história e da memória dos marmoristas que trabalharam e viveram em São Carlos durante o período 1890-1950.

Ela lembra que a Fundação Pró-Memória é um espaço aberto aos pesquisadores – que utilizam a cidade de São Carlos ou alguns de seus aspectos em suas pesquisas – para divulgarem seus trabalhos a um público mais amplo do que o das universidades, onde dissertações e teses são desenvolvidas. Basta procurar a instituição (3372-2959 / Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. '; document.write( '' ); document.write( addy_text41052 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) encaminhando o trabalho a ser apresentado aos cuidados de Juliana Geraldi.

(21/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos