» PREFEITURA APÓIA ARTESÃOS EMPREENDEDORES
» PREFEITURA APÓIA ARTESÃOS EMPREENDEDORES PDF Imprimir E-mail


A Associação dos Artesãos de São Carlos, incubada no Centro Integrado de Turismo (esquina das ruas Dona Alexandrina e 13 de Maio), da Prefeitura de São Carlos, com 60 associados, prepara uma grande festa para comemorar o “Dia do Artesão” que acontece no domingo.

Para isso está programado para a Praça da XV, local que tradicionalmente acontece a feira de artesãos, a partir das 16h, um show de música ao vivo e a apresentação do grupo de dança “Feliz Idade”, da Fundação Educacional São Carlos (FESC), sob o comando da professora Nara Vieira.

De acordo com o presidente da AARTESCAR, Wladimir Wagner Fiorese, a festa vai ser muito bonita. “Temos mesmo que comemorar o ‘Dia do Artesão’, já que aqui em São Carlos o apoio que recebemos da Prefeitura tem sido fundamental. A utilização da Praça da XV, com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, é um impulso bastante grande para nós artesãos”, ressaltou.

Fiorese informa ainda que haverá a distribuição de brindes para as pessoas que forem visitar a feira de artesanato a partir das 15h de domingo. “A entrega destes pequenos brindes é a forma de os artesãos de agradecerem o apoio da população de São Carlos e região que visita a feira”, concluiu.

“Artesanato Solidário” – A Prefeitura de São Carlos, através do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, tem desenvolvido desde 2001 políticas públicas que visam apoiar os artesãos e outros grupos e cooperativas de geração de renda de São Carlos.

O objetivo da administração é fomentar as iniciativas de Economia Solidária no município, gerando fatores que contribuam para o aumento da competitividade dos empreendimentos econômicos populares, buscando sua sustentabilidade e a maior eficácia na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Outro aspecto importante é proporcionar a integração dos empreendimentos populares e solidários, através da utilização compartilhada do espaço. Uma medida importante para os artesãos foi a criação, em maio do ano passado, do “Espaço Artesanato Solidário”, no Box nº 63 do Mercado Municipal, resultado de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e de Agricultura e Abastecimento.

Nesse espaço, os cidadãos empreendedores e criativos, organizados coletivamente, podem expor e comercializar os produtos que são produzidos pelos empreendimentos populares assessorados pela Prefeitura.

Atualmente quatro grupos ocupam o espaço, cuja coordenação é composta por um representante de cada grupo. Os grupos que aderiram e foram habilitados para o uso e ocupação do referido espaço são responsáveis pelos plantões de atendimento através de uma escala semanal.

Conheça os grupos – Ao todo 37 artesãos são beneficiados diretamente: 8 do Grupo de Artesanato Maria Fuxico (Santa Maria II), 7 da Araucarte – Criações Artesanais, 5 da Soltece – Núcleo Solidário de Tecelãs, e 17 da Coart’M – Cooperativa de Artistas em Trabalhos Manuais.
Maria Fuxico: Confecciona artesanato utilizando principalmente a técnica do “fuxico”, aplicado em bolsas, colchas e peças de vestuário, além de outros trabalhos com pintura, bijuterias e crochê.
Araucarte: Produz peças artesanais, bordados ou pinturas com motivos voltados para o município de São Carlos, como a araucária que deu o nome ao grupo, além de peças para enxoval, camisetas, bolsas, chaveiros e outras lembranças.
Soltece: Desenvolve trabalhos manuais com fibras naturais, algodão e lã de carneiro.
Coart’M: Confecciona peças para cama, mesa e banho, além de aventais de profissões bordados à mão.

Juliana Aparecida de Oliveira e Roseli Donizetti de Oliveira são artesãs que trabalham com a técnica do “fuxico” e estão em seus plantões religiosamente. Elas contam que o trabalho no bairro Santa Maria II vem desde 2001, mas foi a partir da criação do “Espaço Artesanato Solidário” que as peças confeccionadas pelo grupo ganharam notoriedade.

“A criação desse espaço foi bastante positiva para nós. Além dos trabalhos aqui expostos nós recebemos encomendas das pessoas que nos visitam, e isso tem gerado uma boa renda”, disse Roseli.

Para Aparecida Ferreira, artesã da Araucarte, o espaço no Mercado Municipal tem sido muito importante para o trabalho desenvolvido por ela e suas companheiras. “Aos poucos o Espaço Artesanato Solidário vem sendo conhecido por mais pessoas e isso faz aumentar as nossas vendas. Um aspecto muito legal é que nosso trabalho está sendo reconhecido, à medida que temos recebido várias encomendas. Tenho certeza que a tendência é que as vendas aumentem ainda mais a partir de agora”, festejou.

(17/03/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos