» CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA APROVA ÁREA PARA CR E DISCUTE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE BARES
» CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA APROVA ÁREA PARA CR E DISCUTE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE BARES PDF Imprimir E-mail

Muller, o prefeito e o comandante da PM durante reunião do Conselho.
Martucci apresenta área para construção do CR. O Conselho Municipal de Segurança Pública se reuniu na noite de quarta-feira, no auditório do Orçamento Participativo, e aprovou a área que será oferecida ao governo do Estado para a construção do Centro de Ressocialização (CR). A área fica próxima ao antigo matadouro municipal, onde também será construída a Estação de Tratamento de Esgoto. Durante a reunião foram apresentados os índices de violência da cidade e discutida a possibilidade do fechamento dos bares no período noturno.

O prefeito Newton Lima, que é presidente do Conselho, participou da reunião, juntamente com o secretário municipal de Governo, João Batista Muller, e com o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Donizete Scozzafave. Também estiveram presentes vários membros do Conselho.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, foi convidado a participar da reunião para apresentar a área. “Nós tivemos que procurar uma área que atendesse os requisitos dados pelo governo do Estado”, destacou Martucci.

Segundo o secretário de Habitação, outro fator utilizado para a escolha foi encontrar uma área que já fosse de propriedade do município e que estivesse regularizada junto aos órgãos competentes. “São Carlos possui uma carência de áreas públicas para abrigar órgãos públicos, como escolas e postos de saúde, por exemplo”, explicou.

Depois da apresentação do secretário, a área foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade por todos os membros do Conselho. O próximo passo será a apresentação dessa área ao governo do Estado, o que deve acontecer na próxima semana, quando o prefeito Newton Lima irá se reunir com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

O comandante do 38º Batalhão apresentou a evolução da violência na cidade de São Carlos nos últimos cinco anos. Também apresentou as ocorrências de acordo com o período do dia – na maioria dos casos eles acontecem à noite, principalmente casos de perturbação do sossego e desinteligência, termo utilizado para denominar ocorrências envolvendo brigas e discussões.
“Nós ainda continuamos sendo a 6ª cidade menos violenta do Estado, entre aquelas com 100 mil habitantes”, destacou Scozzafave, “e um dos fatores é que a Prefeitura investe muito em segurança”, completou.

O secretário João Muller lembrou o trabalho feito pela administração do prefeito Newton Lima desde 2001, quando instalou uma comissão que viria a criar o Plano Municipal de Segurança Pública, premiado o ano passado pela Fundação Getúlio Vargas como uma das cinco melhores políticas públicas do país.

Depois de algum debate entre os comerciantes e seus representantes com os membros do Conselho, ficou acertada a constituição de uma comissão, que será formada por representantes do Conselho Municipal de Segurança e pelos proprietários de bares e lanchonetes, para definir horário de funcionamento de acordo com o bairro e o tipo de estabelecimento. A expectativa do secretário de Governo é que no máximo em 60 dias um projeto de lei possa ser feito com base nas discussões dessa comissão.

Para o prefeito Newton Lima, o objetivo da comissão é construir um modelo para São Carlos que defina o horário de funcionamento dos bares. “Tenho certeza que vamos dar mais um exemplo de como é possível combinar o combate à criminalidade, à prostituição infantil, ao tráfico de drogas e, ao mesmo tempo, permitir que os comerciantes continuem a ajudar a economia e o lazer de nossa cidade”, disse o prefeito ao atender a imprensa que estava presente na reunião.

Quanto à área que será oferecida ao governo do Estado para a construção do Centro de Ressocialização, o prefeito ressaltou a importância da aprovação pelo Conselho, “pois esse órgão representa a sociedade, já que é constituído de pessoas que fazem parte da sociedade civil organizada e dos poderes constituídos”, e destacou a localidade, que “responde aos requisitos do governo de Estado e responde à orientação do nosso Plano Diretor”, finalizou.

(09/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos