» ENTUSIASMO MARCA OS PRIMEIROS 10 DIAS NAS ESCOLAS DA PREFEITURA PDF Imprimir E-mail

A aula de leitura mais parece uma grande brincadeira para mostrar aos alunos que ler é divertido.
Uma equipe de educadoras orienta os alunos durante a aplicação do diagnóstico para Apoio Escolar. O ano letivo nas escolas municipais começou com um entusiasmo superior ao esperado pelos educadores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O motivo foi a chegada dos alunos de 6 anos nas Escolas Municipais de Educação Básica em virtude de lei federal e em conformidade com a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, implantando o ensino fundamental com 9 anos de duração e não apenas 8 como foi até 2005.

Foram matriculadas nas EMEBs 1.200 crianças com 6 anos: “Preparamos atividades para recepcionar todos os alunos. Fizemos gincanas, exibição de filmes e reconhecimentos do espaço junto com os pais para que as famílias ficassem à vontade nas escola”, explicou Shirley Aparecida Gava, diretora da EMEB “Angelina D. Mello”.

Com o ensino fundamental tendo três ciclos, de 1ª/2ª, 3ª/4ª, 5ª/6ª, 7ª/8ª séries, os ensinamentos que antes estavam compactados em dois anos serão aplicados em três, possibilitando o início da alfabetização e a aquisição de outras habilidades e conhecimentos necessários sem esquecer da importância da brincadeira, das atividades lúdicas para todas as idades.

Na EMEB “Maria Ermantina C. Tarpani”, os pequenos alunos tiveram Hora do Conto, jogos e atividades com livros para incentivar a leitura e a escrita. “Já aprendi a ler e consegui até ler a letra da música do pirulito”, disse Hícaro. Para Daniel, o objetivo das atividades estava muito evidente: “Eu aprendi a ler porque estou aprendendo música. A professora ensina legal a ler e a escrever”, disse.

“As crianças chegaram com muito entusiasmo à nova escola. O que mais me impressiona é a vontade que têm de aprender e isso está contagiando a todos, professores e alunos”, disse a professora Hilda Monteiro.

As Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI receberam as crianças de 3 anos que antes eram atendidas nas creches adequando também os espaços e a proposta pedagógica dessas unidades para os estudantes recém- chegados.

Apoio Escolar – Nesta segunda-feira (6) as 8 EMEBs iniciaram o diagnóstico educacional dos alunos. Primeiro serão avaliados aqueles que entraram no primeiro ano (6 anos) e os que estão na 1ª série (7 anos). “Também serão avaliados os estudantes indicados pelo professor que tenha percebido alguma dificuldade nesses primeiros dias de aula”, explicou Leila Lima, diretora do Departamento de Ensino Fundamental. Para tanto as crianças são orientadas a escrever quatro palavras e uma frase e devem ler aquilo que escreveram. Com esse material em mãos os educadores podem identificar as crianças pré-silábicas, silábica alfabética, alfabética e ortográfica. A partir desse trabalho é possível definir as crianças que necessitam de apoio escolar e possibilitar que elas aprendam e sigam a vida escolar com um melhor aproveitamento”, completou Leila.

O programa de Apoio Escolar de São Carlos foi apresentado, em fevereiro, no Encontro Nacional de Cidades Educadoras, em Belo Horizonte, MG. “O conhecimento que os alunos têm de português é precário, o mesmo acontecendo com a matemática. Não temos praticamente ninguém fora da escola, mas é preciso que dentro da unidade escolar essas crianças estejam aprendendo de verdade e com a ampliação do ensino fundamental teremos todos mais tempo para educar esses alunos com qualidade. E nós vamos garantir isso com as ferramentas adequadas”, completou Géria Montanari.

(06/03/06)
 
 

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