» SEGUNDA FASE DO SITRANS É APRESENTADA EM REUNIÃO
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A primeira de uma série de dez reuniões para apresentação da segunda fase do Sistema Integrado de Transporte de São Carlos (SiTrans), que será implantada a partir do dia 26 de fevereiro, reuniu na quarta, dia 1º, delegados e conselheiros do Orçamento Participativo (OP), além de lideranças de bairros, para conhecimento das novas mudanças no transporte coletivo da cidade.

Entre as principais mudanças estão a criação de oito novas linhas radiais, que ligam um bairro ao centro da cidade, uma nova linha perimetral (quatro já foram criadas) que liga dois bairros sem passar pelo centro e uma nova linha circular. Dessa forma, será possível fazer a redução de 28 linhas diametrais (que ligam dois bairros passando pelo centro) e de 168 linhas especiais, que eram feitas por ônibus extras em horário de pico.

No entanto, segundo o secretário Ricardo Meirelles, com essas mudanças o sistema vai oferecer uma maior freqüência de ônibus, principalmente nos bairros, resultando em um menor tempo de espera para os usuários. “Estamos fazendo um ajuste das linhas de acordo com o crescimento da cidade, dessa forma teremos uma melhor distribuição da frota com uma maior flexibilidade na integração”, explicou Meirelles, lembrando que o número de ônibus em circulação vai passar de 106 para 101.

Com a segunda fase do Sitrans, a Prefeitura vai conseguir manter o preço da tarifa cobrada hoje (R$ 1,70), já que as mudanças resultarão em uma redução no custo operacional do sistema. “Sem essas medidas possivelmente teríamos que rever o valor da tarifa e elevá-la a R$ 1,86”. Meirelles lembrou ainda que a aprovação, por parte da Câmara dos Vereadores, da suspensão temporária de um ano do pagamento da outorga variável, que é feita pela empresa responsável pela concessão do serviço, vai ajudar na manutenção do valor da tarifa.

Integração
Com a implantação da segunda fase do sistema, um maior número de usuários deverá fazer a integração para chegar aos destinos finais, o que vai exigir uma mudança nos hábitos dos usuários em relação aos horários e aos itinerários. Segundo o secretário, o sistema de “hora”, como existe hoje, não permite a expansão da linha e muitas delas já estão operando no limite de seus horários. “Se fizermos simplesmente a ampliação das linhas estaremos aumentando a quilometragem rodada e os custos com o sistema. Com o novo sistema poderemos fazer um ônibus sair de um bairro, ir até o centro e voltar para o bairro, diminuindo o tempo de espera dos usuários e permitindo que alguns façam a integração até o destino final de suas viagens”, disse.

A partir da próxima semana, o secretário fará nove reuniões com moradores de diferentes bairros da cidade. A agenda das reuniões deverá ser divulgada a partir deste final de semana.

(02/02/06)
 

 
 

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