» NENHUM CASO DE DENGUE FOI REGISTRADO EM 2006
» NENHUM CASO DE DENGUE FOI REGISTRADO EM 2006 PDF Imprimir E-mail


A cada dois meses, uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde faz uma avaliação do Índice de Breteau, que serve para medir o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. A última medição foi realizada em dezembro de 2005 e registrou 1,52. Esse indicador, apesar de ser um número baixo e inferior ao índice trabalhado pelo Ministério da Saúde (2,0), mostra que existe o mosquito no município, mas que está sob controle. “Isso é resultado do trabalho que a Prefeitura faz ao longo de todo o ano e que no período de verão é intensificado com as ações do Mutirão Cidade Limpa”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edel Zóia.

A próxima medição do índice de Breteau será em fevereiro, quando pode haver alguma alteração, já que o calor e as chuvas típicas do período de verão propiciam a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Podemos dizer que atualmente São Carlos está em uma situação de tranqüilidade, sem registrar em 2006, até o momento, nenhum caso de dengue. Mas é bom alertar que também estamos no período de férias, quando as pessoas costumam viajar. E temos acompanhado pela imprensa que várias cidades do país, tanto capitais, quanto interior ou litoral, têm registrado muitos casos de dengue. Por isso, é extremamente importante que ao voltar de alguma viagem a pessoa com sintomas da doença procure o médico e a Vigilância Epidemiológica”, ressalta o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos contraídos na cidade diminuiu nos cinco últimos anos. Em 2001, foram registrados 20 casos autóctones. Em 2002, 17 casos e em 2003, 6 casos autóctones de dengue. Em 2004, não foi registrado nenhum caso no município, e no ano passado, apenas 3.


Saiba mais sobre a dengue
Quais são os principais sintomas da dengue?
Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também são comuns náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele.

Em quanto tempo os sintomas aparecem?
De três a quinze dias após a picada do mosquito infectado.

A pessoa pode estar com a doença e apresentar apenas alguns dos sintomas? Não ter febre, por exemplo?
Sim. A intensidade dos sintomas varia muito de pessoa para pessoa.

A pessoa pode confundir a dengue com uma gripe forte? Como saber a diferença?
Sim. A melhor forma de se ter certeza é procurando um médico e eventualmente realizando exames.

Quem teve dengue fica com alguma complicação?
Não. A recuperação costuma ser total. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que desaparece completamente com o tempo.

A partir de que momento deve-se procurar um médico?
A partir dos primeiros sintomas.

Qual é o tratamento para a doença?
A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados.

Por que não se deve tomar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (aspirina, melhoral, AAS)?
Porque estes medicamentos têm efeitos anticoagulantes e podem causar sangramentos.

Qual é o tempo de cura para dengue?
A febre costuma durar de três a oito dias e pode causar pequenas bolhas vermelhas em algumas regiões do corpo, como pés, pernas e axilas. Na maioria das vezes, o doente demora uma semana para ficar bom. Porém, o cansaço e a falta de apetite podem demorar até quinze dias para sumir. A recuperação costuma ser total.

(17/01/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos