» JOVENS DE ATÉ 19 ANOS DEVEM SE VACINAR CONTRA A HEPATITE B PDF Imprimir E-mail

Muitos jovens não sabem, mas a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e pode ser evitada com o uso de preservativo e também com a vacina, disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município. “Desde 1998, todos os recém-nascidos já são vacinados contra a hepatite B pelo serviço público de saúde. Mas temos praticamente uma geração inteira de jovens de até 19 anos que não estão imunizados contra o vírus da hepatite B. Por isso, desde 2001, a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde começaram a vacinar também quem tem até 19 anos”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edeltraut Zóia.

Segundo a chefe da Vigilância, por ser uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), é muito importante que os jovens se previnam tomando a vacina que está disponível rotineiramente nos postos de saúde do município. “A vacina é constituída de três doses, sendo necessário um intervalo de seis meses entre a primeira e a última dose. Para que ocorra a imunização é muito importante que as três doses sejam aplicadas”, disse.

O que é hepatite?
Hepatite é uma inflamação no fígado. Existem diferentes causas para essas inflamações, sendo o vírus a mais comum. Cada uma recebe no nome a letra correspondente ao vírus que a originou (hepatite A, B ou C). As hepatites podem ser diferentes também na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde. Algumas são transmitidas pelo sexo, outras pelo sangue. Para algumas já existe vacina, para outras ainda não. Felizmente já existe vacina para hepatite B, uma hepatite bastante comum e de fácil contágio, transmitida pelo sexo, seringas e agulhas compartilhadas e, no caso dos bebês, durante a gravidez e o parto.

(16/01/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos