» PROJETO VISA INTEGRAR ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura receberá da Fundação Telefônica R$ 236 mil para implantar o projeto Criança e Juventude em Rede, cujo objetivo é tornar integrado o atendimento à criança e ao adolescente, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os recursos foram garantidos após uma seleção que eliminou mais de 40 projetos no Estado, sendo escolhidos apenas oito, entre eles o de São Carlos.

O projeto Criança e Juventude em Rede foi encaminhado para a Fundação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que elegeu a Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude para ser a executora. “A Prefeitura de São Carlos já dispõe de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a criação de uma rede on-line”, explica o secretário Especial de Infância e Juventude, padre Agnaldo Soares de Lima.

Segundo o secretário, os recursos da Fundação Telefônica complementarão a rede do BNDES. “Com esses recursos pretendemos consolidar o atendimento em 100% das creches e escolas infantis, programas governamentais e entidades que atendem jovens entre 7 e 18 anos”, esclarece. Ao todo, estarão interligadas em rede 13 creches municipais, 6 creches da rede particular e as entidades que prestam atendimento aos jovens de 7 a 18 anos.

Com a implantação do projeto será possível ampliar e fortalecer a rede e realizar diagnósticos sobre o atendimento das crianças e adolescentes. Ainda está prevista a capacitação das entidades que estarão envolvidas e dos seus funcionários, além de expandir o sistema de informações para a rede on-line. “Iremos criar um software, cadastrar todos os nossos jovens e disponibilizar as informações em rede”, destaca o padre Agnaldo. Uma das metas é criar um site com informações sobre os diversos programas e disponibilizar as informações.

“Esse é mais um passo importante que o município de São Carlos dá para agilizar e melhorar, cada vez mais, o atendimento aos nossos jovens”, observa o prefeito Newton Lima. O prefeito lembrou ainda que além da rede do BNDES o município também pretende criar a Rede Óptica Metropolitana de São Carlos, cuja apresentação foi feita pelo prefeito e pelo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, na última semana em Brasília.

“A Rede Metro-São Carlos, como está sendo chamada, pretende interligar vários pontos da cidade, sempre buscando a melhoria no atendimento à população”, destaca. A Rede Metro-São Carlos interligará, por exemplo, o Hospital-Escola Municipal às instituições de ensino da cidade, às unidades de saúde do município e aos equipamentos da rede municipal de ensino. Juntamente com o padre Agnaldo, o prefeito comemorou a escolha de São Carlos pela Fundação Telefônica e ressaltou a importância de iniciativas como essas para auxiliar os municípios a cumprir os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

(21/12/05)