» PREFEITURA CONCLUI RECUPERAÇÃO DA PRAÇA PAULINO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Praça recuperada e chafariz restaurado.



FINALIZADA A RECUPERAÇÃO DA PRAÇA PAULINO CARLOS

A Praça Coronel Paulino Carlos foi recuperada e entregue à população no final da tarde de segunda, dia 19, em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Newton Lima, acompanhado da primeira-dama, Ana Lima, a presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, o vice-prefeito Emerson Leal, a presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo e familiares do Coronel Paulino Carlos. A entrega da praça aconteceu após dois anos de trabalho, iniciados com a recuperação da fonte luminosa, uma parceria com a CPFL, e da iluminação da praça e, por fim, com a recuperação do chafariz, que foi instalado em 1900.

Responsável pela restauração do chafariz, a Fundação Pró-Memória contratou um especialista de Minas Gerais que pôde resgatar a originalidade do ornamento adaptando-o às exigências modernas. “Não foi possível usar o mármore branco porque não suportaria por muito tempo o contato com o cloro”, explicou Ana Lúcia. O chafariz original ficará no Museu de São Carlos como parte do acervo. O prefeito ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fundação e a coordenação das obras pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. “Essa entrega é especial porque estamos resgatando a história da cidade”, observou.

Newton falou da necessidade da preservação do patrimônio histórico da cidade, acrescentando que várias ações da Prefeitura estão sendo feitas com esse objetivo. “Também aproveito para agradecer ao padre Bife, responsável pela Catedral, pela reforma que está em andamento junto com a sociedade são-carlense”, destacou. Logo após os pronunciamentos, o chafariz foi acionado e a placa foi descerrada. Para marcar a solenidade, o coral Multicanto fez uma apresentação para os presentes.

Jardim Público
Os trabalhos na praça compreenderam a recuperação da fonte luminosa e do antigo quiosque situado junto à rua Dona Alexandrina, onde foi aberto um Posto de Informações Turísticas (PIT), a recomposição de grandes áreas de pisos em mosaico português, a confecção de uma nova placa que registra a visita dos reis da Bélgica ao local, em 1920, feita pelo Rotary, além de atividades de paisagismo: limpeza, podas e plantio de novas mudas de espécies ornamentais.

No último mês, além da restauração do chafariz centenário, situado em frente à Catedral, foram feitas a limpeza dos monumentos, a substituição de dezenas de lâmpadas e a instalação de holofotes em vários pontos da praça, cuja iluminação destaca trechos de vegetação, as estátuas de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o conde do Pinhal, e de um de seus irmãos, Bento Carlos de Arruda Botelho, o PIT e o chafariz.

Em 1895, a praça foi inaugurada com o nome Jardim Público, tornando-se um ponto de lazer para a sociedade são-carlense, com árvores, flores e o coreto, que ocupou até 1930 o espaço onde está hoje a fonte luminosa. A praça, cercada por prédios históricos importantes, é valiosa testemunha do crescimento urbano de São Carlos e possui vários monumentos que constituem referências para as memórias de várias épocas.


Chafariz
O chafariz foi restaurado pelo especialista mineiro Rinaldo Urzedo, que tem em seu currículo obras como o restauro do medalhão central do frontispício da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, o chafariz do Largo do Pilar, em Ouro Preto, e a restauração da cantaria do antigo Palácio dos Bispos, também em Mariana. A partir de pesquisas, fotos antigas e relatos de moradores são-carlenses de todas as idades, o chafariz restaurado conta com todos os detalhes que encantaram sucessivas gerações e retoma agora seu lugar no cotidiano da cidade.

(20/12/05)