» PREFEITURA ENTREGA ESTAÇÃO COMUNITÁRIA NO JARDIM GONZAGA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima vai inaugurar neste sábado, dia 17, às 10h, a Estação Comunitária (ECO) do Jardim Gonzaga, obra que faz parte do programa Habitar Brasil/BID, pelo qual a Prefeitura investiu mais de R$ 9,2 mi, com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida às famílias de baixa renda que viviam em condições subnormais de moradias. Entre as unidades da ECO estão o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que vai abrigar não só os programas desenvolvidos pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social como também os das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Sustentável, Orçamento Participativo e outros setores da Prefeitura.

A Unidade de Saúde da Família, antiga reivindicação da comunidade local, vai oferecer um serviço diferente das outras USF, pois disponibilizará um consultório odontológico completo e um local de educação de saúde bucal. Segundo o prefeito Newton Lima, essa USF vai abrigar primeiramente uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários, um dentista e um auxiliar odontológico. “Nosso objetivo para 2006 é implantar uma segunda equipe para trabalhar nessa unidade, que vai atender cerca de 830 famílias”, disse.

A ECO também vai abrigar os programas de inclusão desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer, com a utilização da quadra de esportes coberta e o campo de futebol. Apesar da inauguração, o prefeito explicou que as obras de revitalização do Jardim Gonzaga e do Monte Carlo ainda não estão concluídas. Alguns detalhes no serviço de iluminação, reformas de galerias e pavimentação ainda estão em andamento. “Vamos entregar a ECO porque já estamos em condições de oferecer esses serviços aos moradores e em poucos dias concluiremos o restante das obras”, disse.

O Programa Habitar Brasil/BID tem uma área de intervenção que atinge 60% dos moradores com renda familiar de até três salários. Ao todo, mais de 6,7 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente. Além da ECO, os recursos do Habitar Brasil/BID foram investidos na construção de dois conjuntos habitacionais, de galerias de drenagem de água e esgoto, pavimentação, áreas de lazer, iluminação, contenção de encostas, reflorestamento e paisagismo.

(16/12/05)