» PRESENTES E PAPAI NOEL PARA CRIANÇAS DO PROGRAMA DST/AIDS PDF Imprimir E-mail


A festa de confraternização realizada na tarde desta quinta, dia 15, no Centro Municipal de Especialidades (CEME), reuniu crianças de zero a 11 anos portadoras ou filhas de pais com HIV/Aids. Em clima de muita alegria, meninos e meninas receberam a visita do Papai Noel, que chegou cheio de presentes. A festa foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, que atende pacientes de São Carlos e de mais seis cidades da região.

“Nos últimos quatro anos, a gente tem feito a festa de confraternização entre mães com HIV/ Aids e crianças expostas ou contaminadas com o vírus. É um momento muito importante de integração da equipe junto com as crianças e com as famílias, porque os pacientes sempre vêm aqui em momentos delicados. E na confraternização, não. Eles vêm para uma festa, para viver momentos de pura alegria”, explica a coordenadora do Programa DST/Aids de São Carlos, Blaranis Ferrari.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, destacou que a Aids, por ser uma doença imunodepressora, faz com que o portador dependa muito do apoio da família. “O ser humano precisa de afeto, carinho, atenção. Então, esse trabalho em equipe, com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, ajuda a melhorar a imunidade dessas pessoas, principalmente das crianças”, destacou o secretário.

Depois de abrir os presentes que ganharam do Papai Noel e participar de várias brincadeiras, a criançada mostrou apetite na hora dos salgadinhos, bolo e refrigerantes. Tudo oferecido pelo Programa de DST/Aids, que de acordo com Blaranis Ferrari, tem a preocupação de fornecer kits educativos e brinquedos às crianças participantes.

(15/12/05)