» CRIADORES DO PLANO DE SEGURANÇA RECEBEM HOMENAGEM PDF Imprimir E-mail



O Conselho Municipal de Segurança de São Carlos reuniu-se na noite de quarta, dia 14, para comemorar os resultados obtidos pela criação do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, que recebeu o prêmio Gestão e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, como uma das cinco melhores políticas públicas do país. Pela colocação, o município também recebeu um prêmio de R$ 20 mil, que foi doado ao Fundo Municipal de Segurança. Na reunião, ficou decidido que esse recurso será destinado à Guarda Municipal.

O prefeito Newton Lima, que preside o Conselho, o secretário municipal de Governo, João Batista Muller, e o vereador Rubens Maciel, representando a presidente da Câmara, Diana Cury, compuseram a mesa que abriu a reunião. Além dos membros do Conselho, a comissão que criou o Plano também esteve presente: Carlos Alberto Ferreira Martins (ex-secretário de Governo da Prefeitura), José Gentil Brito (ex-consultor jurídico da Prefeitura), que faziam parte da administração, o vereador Edson Fermiano, o então tenente Paulo Wilhelm de Carvalho, da 1ª Cia. da Polícia Militar, hoje capitão, o delegado-assistente da Delegacia Seccional de Polícia, Rogério Fakhani Vita, e Luiz Antônio Rodrigues, na época presidente do Conselho de Segurança (Conseg).

Newton Lima falou sobre a cerimônia no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, que anunciou os cinco melhores programas. “Quando nós chegamos já estávamos satisfeitos, porque havíamos nos classificado entre os vinte melhores, posição considerável para um universo de mais de 700 projetos”, observou. “No entanto, quando São Carlos ficou entre os cinco melhores, nosso sentimento foi de muito orgulho, porque a Fundação Getúlio Vargas é uma instituição séria e nós concorremos com vários outros importantes projetos”, disse. “E nós rompemos com o mito de que segurança é assunto para o governador”, completou.

Em seguida, o prefeito entregou um certificado para cada membro da comissão que elaborou o Plano, em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido. Cada um usou a palavra e agradeceu a oportunidade de ter participado da elaboração dessa política pública. O ex-presidente do Conseg lembrou que a preocupação do prefeito Newton Lima com o tema da segurança já estava manifestada desde a época da campanha de 2000, quando ele esteve no órgão e falou sobre o tema. “Outros candidatos passaram pelo Conseg e deram sugestões mirabolantes para solucionar o problema, como a compra de um helicóptero para a Polícia ou armar a população da cidade”, disse.

“A iniciativa da criação da comissão em 27 de fevereiro não foi em resposta a nenhuma tragédia ocorrida na cidade, mas uma antevisão do prefeito Newton Lima, que conseguiu coordenar um trabalho de repressão e prevenção, com ações de inclusão social, urbanísticas e a criação da Guarda Municipal”, disse o então secretário de Governo, Carlos Martins.

(15/12/05)