» ALUNOS DA UATI PARTICIPAM DE PROJETO TURÍSTICO PDF Imprimir E-mail


Na terça, dia 13, alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da Fundação Educacional São Carlos (FESC), fizeram um passeio turístico na Fazenda Santa Maria como parte do Projeto “Roteiro Turístico para a Terceira Idade”, desenvolvido pelo Departamento de Fomento ao Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O projeto visa estimular o público da terceira idade para que conheçam os atrativos turísticos, culturais e históricos de São Carlos. Essa proposta faz parte das políticas públicas municipais para inclusão social, educação e cidadania através de visitas a diversos ambientes com roteiros culturais e ecológicos, possibilitando a observação direta das características de cada área. Foram colocados cinco ônibus à disposição da UATI, sendo que um deles foi destinado aos alunos já matriculadas em uma das oficinas oferecidas no recém-inaugurado Campus 2 da FESC, localizado na Vila Prado.

“Escolhemos a Fazenda Santa Maria como primeiro roteiro para os alunos da UATI por ser um local histórico e que conta como o café fez riqueza no Brasil. A fazenda foi desbravada em 1858 pela família do major José Inácio. O grande sobrado foi construído em 1887. Em 1904, Cândido de Souza Campos adquiriu a propriedade, incluindo o mobiliário da sede. O terreiro, a tulha, o magnífico aqueduto que movia a rodo a queda d’água, a senzala, a casa do capitão do mato e a capelinha registram a história dos escravos e dos imigrantes”, explicaram os coordenadores das visitas Carlos Fernando Stevanato e Rosângela Santos.

Para a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, esse projeto beneficia muito os alunos da terceira idade. “Nos já desenvolvemos um projeto chamado Turismo Social, em que os alunos da universidade participam de viagens, visitações, excursões locais, mas sempre é necessário pagar uma pequena taxa para a locação do ônibus. Agora, com o projeto do Departamento de Turismo, eles podem fazer os passeios sem gastar nada, o que com certeza vai atrair ainda mais pessoas. Somente para esse primeiro roteiro, 200 pessoas se inscreveram na secretaria da UATI”.

(14/12/05)