» SÃO CARLOS PARTICIPA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA PDF Imprimir E-mail

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, abriu a Conferência.
Começou na terça, dia 13, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), coordenada pelo Ministério da Cultura e apoiada por vários organismos nacionais e internacionais. A abertura foi feita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. Da região central de São Paulo, participam a diretora do Departamento de Artes e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos, como representante do poder público, e um dos membros da Associação Caminhos para a Arte, Ricardo Rodrigues, representando a sociedade civil. Vinte e cinco estados e quase 700 municípios brasileiros enviaram seus representantes.

A Conferência está reunindo cerca de mil pessoas entre agentes culturais, gestores, artistas, administradores, dirigentes, empresários e pensadores das artes e da cultura, além de 200 convidados. A Conferência deverá apontar propostas de diretrizes para que o Ministério da Cultura, apoiado pelo Conselho Nacional de Política Cultural, a ser instalado em março de 2006, elabore o projeto de lei do Plano Nacional de Cultura, de caráter plurianual, que será encaminhado pelo presidente Lula à apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para sua edição em forma de lei.

É a primeira vez que sociedade civil e Estados brasileiros se unem para traçar, juntos, uma política pública para a área da cultura no país. E para garantir a participação dos representantes enviados pelos Estados, 75% são da sociedade civil e 25% do poder público. Para tanto, a partir desta quarta, dia 14, até sexta, dia 16, serão realizados debates e reuniões dos grupos de discussão formados por delegações de todos os Estados brasileiros, com aproximadamente mil representantes.

Conferência Municipal
Em 2004, o prefeito Newton Lima assinou o protocolo de intenções para a participação da Política Nacional de Cultura, prevendo a criação do Conselho Municipal de Cultura, que aconteceu ainda no primeiro semestre deste ano. Em outubro, com os conselheiros já eleitos, foi realizada a I Conferência Municipal de Cultura nos dias 28 e 29. Mais de 70 pessoas participaram, debatendo e propondo políticas públicas culturais para a cidade.

“Não houve Conferência Estadual, por isso o Ministério da Cultura realizou o Encontro Estadual em novembro, onde foram eleitos 30 representantes da sociedade civil e seis da esfera governamental para levar as propostas de São Paulo para a Conferência Nacional”, disse Telma Olivieri. Ela explicou que também foram indicados como representantes do Estado uma pessoa de Ibaté e outra de Dourado. “A participação de São Carlos na Conferência é de grande importância, já que essa é a primeira vez que a sociedade poderá interferir diretamente na construção de políticas públicas, na formação e consolidação da cultura em nosso país”, concluiu Telma.

(14/12/05)