» MCT LIBERA RECURSOS PARA EQUIPAR CENTRAL DE ABASTECIMENTO PDF Imprimir E-mail


Por meio de uma concorrência pública, a Prefeitura conseguiu um aporte financeiro de R$ 195.287,70 do governo federal, que será investido na Unidade de Processamento de Alimentos da Central de Abastecimento Popular da região central do Estado, instalada no Pavilhão São Carlos Exposhow (antiga unidade da Ceagesp). Os recursos foram aprovados na Chamada Pública do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e será liberado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

Com esse investimento, São Carlos vai poder financiar a compra de uma máquina de corte de cenoura (que agrega um maior valor ao produto), um foto-reator para fazer a descontaminação dos alimentos e um hidroconservador, todos desenvolvidos pela Embrapa. A Prefeitura poderá investir também na compra de um veículo com carroceria e refrigeração para o transporte dos alimentos, na análise microbiológica e físico-química em água e custear consultores em agroecologia e cooperativismo, além de oferecer bolsas de extensão e treinamento e cursos de capacitação aos agricultores familiares.

Segundo o prefeito Newton Lima, que fez o anúncio da aprovação do projeto na manhã desta segunda, dia 12, ao lado do chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ladislau Martin Neto, do chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Nelson Novaes, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra, e dos diretores da Associação dos Agricultores Familiares de São Carlos e região (AFASC), Antonio Renato Segatto e Odiney Aparecido Tassin, essa conquista estabelece resultados de duas políticas adotadas ainda em sua primeira gestão: a de transferir tecnologia para o bem comum da sociedade e a de fortalecer a política de segurança alimentar no município.

“Tudo o que podemos fazer na direção de combate à fome está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a Central de Abastecimento fortalece ainda mais as nossas ações nessa direção”, disse o prefeito. A possibilidade em adquirir equipamentos desenvolvidos pela Embrapa faz com que São Carlos amplie os seus resultados com as parcerias feitas com as Instituições de Ensino e Pesquisa do município. “Certamente estaremos dividindo essa experiência com outros municípios durante a terceira mostra de Ciência e Tecnologia da rede de Mercocidades, que será realizada no ano que vem em Montevidéu”, afirmou Newton Lima.

Segundo Ladislau Martin, a aplicação das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa só é possível graças à iniciativa do poder público municipal. Para ele, o fato de São Carlos ter sido um dos municípios beneficiados com a aprovação de projetos desse porte (dez projetos foram aprovados no âmbito nacional e dois no âmbito estadual) garante uma confiança mútua nessa parceria estabelecida ainda em 2001. “Esse é o fruto dessa cooperação. O grande desafio do momento é fazer que os nossos produtos sejam passíveis de comercialização e quando a gente entra em uma parceria tão sólida obtemos resultados positivos”, disse.

Suporte para a Agricultura Familiar
Com 30% de estrutura fundiária do município formada por propriedades pertencentes a agricultores familiares, envolvendo 400 agricultores e cerca de mil pessoas, a Prefeitura vem investindo neste setor desde 2001. Com o objetivo de contribuir na obtenção de um melhor resultado na produção e na comercialização desses agricultores em março de 2003, foi constituída a Associação dos Agricultores Familiares de São Carlos (AFASC). Ainda em 2003 foi inaugurado o Box da Agricultura Familiar no Mercado Municipal, que hoje contabiliza uma renda mensal bruta de R$ 20.000,00, e foi aprovado pela Fundação Banco do Brasil o Projeto de Implantação da Central de Abastecimento Popular de São Carlos, onde funciona o Banco Municipal de Alimentos e agora, com os recursos da FINEP, vai funcionar a Unidade de Processamento de Alimentos.

Junto à Central de Aabastecimento, a Prefeitura ainda prevê a implantação de uma unidade de Panificação e do Restaurante Popular do Município, que está sendo feito com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

(12/12/05)