» FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL PDF Imprimir E-mail

Agora São Carlos conta com a Farmácia Popular do Brasil, um programa que visa ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Implantada pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, a Farmácia vai comercializar 98 tipos de medicamentos a preços bem menores que os praticados no mercado. Para comprar o medicamento é preciso apresentar uma receita médica ou odontológica com o nome genérico do remédio. Localizada na região central, a unidade de São Carlos é a primeira da região.



FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL DEVE FAZER 500 ATENDIMENTOS POR DIA

No sábado, dia 10, o prefeito Newton Lima, ao lado do representante do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano, e do secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, inaugurou a unidade da Farmácia Popular do Brasil em São Carlos, a primeira da região. Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal, a presidente da Câmara Municipal Diana Cury e a primeira-dama Ana Lima, entre outras autoridades.

Localizada à rua Santa Cruz, nº 198, no centro, a Farmácia Popular ocupa uma área de 480m2 e dispõe de salão de atendimento com cadeiras, sistema de senha eletrônica, almoxarifado para estocagem de medicamento e banheiro para portadores de necessidades especiais. Dois farmacêuticos e seis auxiliares administrativos qualificados irão orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A expectativa é atender uma média de 500 pessoas por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. O telefone é 3374-2883.

“A pessoa que tiver uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, com a prescrição de genérico, pode comprar qualquer um dos 98 tipos de medicamentos a um valor muito menor que o praticado no mercado. É importante que os profissionais da saúde usem o nome genérico na receita, para isso encaminhamos uma carta aos médicos e cirurgiões-dentistas de São Carlos frisando essa questão”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal em parceria com a Prefeitura, que visa ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e os disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Em 18 meses de funcionamento, o programa Farmácia Popular já colocou à disposição dos usuários cerca de dez milhões de unidades de medicamentos. Os maiores beneficiados são os pacientes que sofrem de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas gástricos.

“Queremos deixar claro para a população que a inauguração da Farmácia Central em São Carlos é mais uma ferramenta para somar aos investimentos que temos feito na saúde do município nos últimos anos, como por exemplo, a compra e distribuição gratuita de remédios feita nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Farmácia Central. Esses medicamentos vão continuar sendo distribuídos gratuitamente, pois um programa não substitui o outro. O que importa é o cidadão de São Carlos entender que a partir de agora, basta ter a receita do SUS ou de um convênio particular para poder comprar remédio com itens que chegam a 90% de desconto. A Farmácia Popular é uma grande conquista para a população de São Carlos”, enfatizou o prefeito Newton Lima.

Dirceu Barbano explicou que esta é a 73ª Farmácia Popular instalada no Brasil, e em todas as cidades onde ela existe não há concorrência com os estabelecimentos privados. “Ela cumpre um outro papel, que é possibilitar que as pessoas de baixa renda, com uma receita na mão, possam comprar o medicamento. É um grupo de medicamentos de 98 produtos, utilizados para as principais doenças. E o que temos observado nas cidades, inclusive de porte menor que São Carlos, é que não há concorrência e nenhuma dificuldade com o comércio local. Hoje já temos certeza disso. O desenvolvimento do programa nesse um ano e meio demonstra que convivem tranqüilamente os donos de farmácia com a Farmácia Popular”, finalizou.

Um levantamento do Ministério da Saúde constatou que a Farmácia Popular do Brasil tem 97% de aprovação entre os usuários. Os medicamentos e produtos farmacêuticos disponíveis correspondem a duas mil apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e até preservativo masculino.

Confira a relação de produtos disponíveis.

(12/12/05)